
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
O aumento do uso de celulares nas salas de aula tem gerado debates relevantes que dizem respeito aos benefícios e aos malefícios dessa ferramenta no aprendizado escolar. Nesse aspecto, aparentemente as escolas não estão preparadas para acomodar o uso descontrolado dos aparelhos pelos alunos. Diante disso, não se pode negar que, se existe um excesso de uso da tecnologia e ele causa prejuízo à educação, ao menos ele tem que ser combatido ou limitado. Nesse viés, a proibição do uso em sala de aula se mostra necessária, pois o uso excessivo e indiscriminado durante as aulas gera distração nos alunos e, consequentemente, contribui para dificultar seu processo de aprendizado quando a maior parte do uso está fora do contexto pedagógico.
Em relação a distração gerada pelo uso de smartphones, o principal problema em torno desse ponto reside no fato de o professor ter que disputar com o aparelho celular a atenção do aluno: trata-se de uma "batalha", por vezes, desleal para o docente, pois o aluno tem uma infinidade de recursos e de possibilidades de interação digital que lhe são mais agradáveis e atrativas na palma de sua mão, com alguns cliques e rolando conteúdos em uma tela. Nesse panorama dramático, o professor e aula ficam em segundo plano. Então, o aluno perde o foco no aprendizado, na interação do mundo real, pelo uso excessivo e desregrado do celular na sala de aula. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro fator que se deve considerar é o fato de que o professor gerencia uma coletividade de alunos e, nessa lógica, até mesmo limitar o uso ou tentar reduzir seria uma alternativa inviável para os docentes simplesmente por ausência plausível de gerenciamento sobre o uso de celular por parte de cada aluno na sala de aula. Sendo assim, a alternativa mais adequada para combater o problema da falta de foco dos alunos na aula em virtude do excesso de celular, é a proibição de uso na escola na sala de aula com regra geral, permitindo seu uso estritamente para fins pedagógicos e em casos pontuais. No que se refere ao contexto pedagógico cabe exceção á regra: se uso da tecnologia permite aprimorar o aprendizado, tornando as aulas mais dinâmicas e eficientes, permitindo aos alunos usar o celular como ferramenta de aprendizagem, não há motivos que permitam estabelecer uma restrição ao uso. (Delimite e explore a discussão de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a proibição do uso do celular se faz necessária em sala de aula, mas não em todo o ambiente escolar, pois, quando comparamos os seus benefícios e malefícios, dentro da sala de aula esses ganham força em virtude do uso desregrado e indiscriminado da ferramenta. Diante disso, estabelecer limites na sala de aula é a solução do problema: criar uma regra geral que possa proibir o uso não pedagógico do celular em sala de aula possibilitaria resgatar o foco do aluno para aula e para o processo de aprendizado. A fórmula do sucesso, nesse caso, é limitar o excesso e dar finalidade pedagógica ao uso. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |