Celular: Herói ou vilão?

Tema: Proibição do uso de celular nas salas de aula

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 23/01/2025
Nota tradicional: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No mundo hodierno, em meio as facilidades geradas através da constante evolução tecnológica, o uso do celular destaca-se de forma contumaz e traz consigo um mundo de possibilidades na palma da mão. Porém o efeito desta evolução (Vírgula) quando tais recursos são utilizados de maneira desregrada, causa aos usuários momentos de alienação. Diante desse cenário, é fundamental debater sobre o uso de celular nas salas de aula, entendendo a importância da manutenção de um ambiente favorável a aprendizagem, deve-se regular fatores agravantes dessa problemática.

Em uma primeira análise, destaca-se o desafio a ser enfrentado por professores dentro de uma sala de aula onde é permitido o uso indiscriminado do aparelho celular. Já se tem conhecimento de pesquisas que mostram a dependência que as telas podem causar, crianças portadoras de Transtorno de Défice de Atenção e Hiperatividade (TDAH), (Sem vírgula) têm como primeira medida regulatória a redução do chamado “tempo de tela”. No ambiente escolar é necessário que o corpo discente esteja envolvido nas atividades propostas, favorecendo o bom andamento didático adotado pelo profissional responsável. Assim, é fundamental que haja políticas públicas que reconheçam a importância de manter um ambiente escolar equilibrado e tragam garantias para que as atividades propostas pelos docentes atendam cronograma de ensino. (Reestruture a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, salienta-se a importância de manter um currículo escolar adequando ao tempo que se vive. Tal qual uma criança ao receber um brinquedo carece de instrução para melhor utilização, assim é o estudante munido de um aparelho celular dentro da escola. Dia após dia encontramos um crescente número de programas e aplicativos, que tornam a vida do estudante mais prática bem como se tornar ferramenta poderosa nas mãos de professores criativos, empenhados em planejar uma aula atual e cativante. Outra maneira de estimular a aprendizagem utilizando telefone móvel, (Sem vírgula) é mostrar que o estudante pode e deve desenvolver facilidades dentro aparelho por meio de programação, deixando de ser meros usuários. Dessa forma, é preciso que haja uma mudança quando se trata do uso do celular na escola, a fim de ampliar a conexão da educação ao contexto em que está inserido. (Reestruture a discussão)

(Boa estratégia coesiva) É evidente, portanto, que medidas precisam ser tomadas para solucionar esse problema. Contudo, restringir totalmente a utilização do celular talvez não seja o melhor caminho, tendo em vista o potencial produtivo do aparelho quando utilizado de forma responsável. O celular não pode ser vilão de uma aprendizagem que historicamente tem obtido índices pífios, entretanto pode vir a ser um novo aliado na constante busca por excelência na educação.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos