O filme "ferrugem" -exibido nos cinemas- ,aborda a temática de adolescentes com o celular na escola, onde ocorre o vazamento de imagens íntimas de uma aluna , o que prova o uso do aparelho celular nas unidades de ensinar não é somente para estudar (Reveja essa abordagem). Essa perspectiva traz à tona a proibição do uso de celulares mas salas de aula. Isso está diretamente ligado à distração e à dependência aos celulares que os estudantes poderiam desenvolver .
Diante desse cenário, é válido constatar que a ausência de foco nos estudos é um dos principais entraves no que tange ao uso de telefones móveis nas escolas . Nesse sentido , segundo um estudo realizado pela Organização Americana Pew Research Center (Vírgula) 87% dos professores entrevistados afirmam que os alunos estão se distraindo facilmente e com dificuldade de se concentrar por períodos longos. Acerca dessa lógica, percebe -se que os estudantes a perder cada vez mais a concentração noa estudos,o que se torna uma das causas para o corte de aparelhos celularares no ambiente escolar.
(Boa estratégia coesiva) Ademais,nota -se que a submissão dos adolescentes ao telefone móvel se mostra um dos motivos para a desaprovação dos celulares nas salas de aula . Nesse contexto, Steve Jobs -fundador da Apple - afirma que " a tecnologia move o mundo" (Melhore a progressão de ideias) da mesma forma o celular pode trazer muitos benefícios nas salas de aula ,como facilitar pesquisas e ajudar na compreensão do conteúdo, porém também pode tornar os estudantes escravos dessa tecnologia retendo toda a atenção dos estudantes e fazendo com que desviem o olhar do que realmente importa: O futuro acadêmico. (Melhore a construção dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) É urgente, portanto (Vírgula) que medidas sejam tomadas para mitigar as adversidades citadas . Dessa maneira, cabe ao governo - órgão responsável pela população - a organização de palestras no ambiente escolar com o intuito de debater sobre o assunto. (Truncamento) A fim de que a escola seja um lugar de aprendizado e não de situaçãoes constrangedoras como a do filme ferrugem. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |