O impacto do uso de celulares no ambiente escolar - Corrige Aqui

Proibição do uso de celular nas salas de aula

Enviada em: 21/01/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
Compartilhar resultados!
PUBLICIDADE

As escolas têm o objetivo de preparar os alunos para os desafios da vida em sociedade e para a convivência com outras pessoas. No entanto, a popularização dos celulares modernos trouxe mudanças significativas, incluindo uma possível redução no desempenho acadêmico.

Preocupada com o impacto do uso excessivo dos celulares, a Unesco recomendou aos estados que avaliassem a proibição desses dispositivos em escolas como uma medida para melhorar a qualidade do ensino. Um exemplo disso é a capital do Rio de Janeiro, onde o prefeito Eduardo Paes aprovou uma lei que restringiu o uso de celulares em sala de aula. Após sua aplicação, em janeiro de 2024, houve relatos de melhorias no foco e no desempenho dos estudantes. (Articule mais a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Contudo, essa proibição não significa que os aparelhos eletrônicos sejam prejudiciais em todos os contextos. Pelo contrário, quando usados de forma equilibrada, os celulares podem ser ferramentas pedagógicas valiosas. Segundo Adriana Ferreira, que analisou escolas privadas de São Paulo, onde o uso controlado de celulares foi permitido, a integração desses dispositivos em atividades educacionais pode trazer benefícios (Desenvolva mais essa discussão). No entanto, ela também alerta para os riscos do uso excessivo, que podem causar ansiedade, dependência e outros problemas comportamentais. 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, embora a restrição ao uso de celulares possa ser uma solução temporária para melhorar o aprendizado, é fundamental que as escolas invistam em metodologias que ensinem os alunos a usarem essas tecnologias de forma consciente. Além disso, os pais devem estabelecer limites e garantir um ambiente saudável. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200