A reprovação do uso de celular nas escolas - Corrige Aqui

Proibição do uso de celular nas salas de aula

Enviada em: 21/01/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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Debate-se hoje em dia, na sociedade brasileira, a respeito da reprovação do uso de celular nas escolas, sendo destaque que o seu uso excessivo traz problemas psicológicos e comportamentais na vida dos alunos, limitando seu desenvolvimento e relações sociais com os demais alunos e familiares, possibilita o aumento do índice de baixa auto estima e depressão.

Sob essa visão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aprovou a lei 104/2015, que proibe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis nas salas de aulas. Com isso, é notório ressaltar, (Sem vírgula) que esses instrumentos de uso pessoal, (Sem vírgula) são prejudiciais à saúde, gera desconcentração, impede a interação dos alunos entre si e entre os seus docentes, problematiza sua formação, vicia e causa tanto depressão, ansiedade, falta de sono, obesidade precoce, estresse, irritação, falta de apetite, perda de foco e memória, entre outros. (Argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, é possível afirmar que a proibição desses aparelhos serpa benéfica, pois aumentará mais o desempenho dos jovens, levará os para uma vida adulta sádia e desenvolvida. Além do mais, é eficaz que os celulares devem serem usados somente para fins pedagógicos, limitando o seu acesso até mesmo nos horários de intervalo. Dessa maneira evitará prejuizos tanto para os alunos quanto pais e professores, devem estar cientes desses problemas em sala de aula com o uso desse aparelho, e incentivar mais os alunos nas ativades lúdicas. (Reestruture a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que o governo invista mais em métodos pedagógicos, palestras e áreas de recreações como bibliotecas e dia de leituras em grupos com apresentações e fantasias, para que os jovens e crianças interagem mais e a escola com a ajuda da família, orientar os alunos sobre o uso consciente dos celulares e investirem em metodólogias pedagógicas, em atividades dinâmicas dentro e fora da sala de aula que possam prender a atenção e ensinar os estudantes a cada vez mais. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Dados correção tradicional

Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200