A proibição de celulares em escolas não é uma medida inédita no mundo e até mesmo no Brasil. Países como a França, a Espanha e México e o estado do Rio Janeiro (Vírgula) no Brasil, já proibiram o uso dos celulares em escolas. O ponto negativo de celulares em salas de aula, (Sem vírgula) pode resultar na distração dos estudantes e na falta de interesse pela aula. Já, (Sem vírgula) o ponto positivo da tecnologia celular em uma sala de aula, pode ser a utilização para fins pedagógicos, emergências e acessibilidade. (Reestruture e melhore a contextualização do tema)
Proibir o uso do celular nas salas de aula, de forma parcial, é uma medida que visa contribuir na diminuição da distração de estudantes nas salas de aula. Ter as escolas e as salas de aula como lugares, (Sem vírgula) onde, (Sem vírgula) o uso do celular é parcial, pode contribuir para a diminuição da ansiedade por exemplo. Muitas crianças, jovens e adolescentes sofrem por causa do uso constante do celular. (Melhore a apresentação da discussão)
Porém, faz-se necessário que os pais, os responsáveis e os professores expliquem com calma a importância da restrição e o uso parcial do celular nas salas de aula. (Truncamento) Porque, por falta de entendimento ou amadurecimento, crianças, jovens e adolescentes não aceitam esta medida. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões por meio de um projeto de texto. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 560 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |