A proibição do uso de celulares nas escolas tem se tornado um tópico amplamente discutido no mundo inteiro. Nesse contexto, alguns estados do Brasil -- como o Rio de Janeiro -- já aderiram à tolerância zero no que diz respeito ao uso de "smartphones" na rede pública de ensino. Tal medida se faz necessária, pois o uso desses aparelhos, indevidamente, representa grave problema, prejudicando o aprendizado e ocasionando na exclusão social de alunos de baixa renda familiar.
A princípio, é de suma importância notar que o uso de telas em ambiente escolar, em momentos inapropriados, é prejudicial para o aprendizado. Diante disso, Paulo Freire, renomado filósofo e educador brasileiro, acreditava que, se sob a presença da educação a sociedade não melhora, na sua ausência, menos ainda. Sob esse viés, qualquer empecilho para o aprendizado dos estudantes, prejudica, também, a sociedade em geral. Sendo assim, a proibição -- ou, pelo menos, restrição -- do uso de celulares em sala de aula, impede a competição entre o professor e o aparelho pela atenção do discente.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a exclusão social, oriunda do uso da tecnologia em sala de aula, também é problemática. Sob essa ótica, George Orwell, expoente escritor inglês, dizia que: "somos todos iguais, mas alguns são mais iguais que outros". Tal colocação, quando observada sobre o dado contexto, levanta a reflexão sobre o fato de que alunos mais vulneráveis economicamente são excluídos por possuírem "smartphones" de baixa qualidade -- quando possuem (Reestruture essa discussão). Sendo assim, a proibição do uso de celulares evita a exclusão social no âmbito escolar.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o uso desses dispositivos dentro de sala de aula deve ser mitigado. De tal maneira, cabe ao Governo Federal, por meio dos seus deputados, sancionar leis que apoiem a restrição dos aparelhos nos centros de ensino, a fim de melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes ao diminuir distrações. Paralelamente, o Ministério da Educação, intermediado pelas escolas, deve promover a conscientização dos problemas que a tecnologia oferece em ambiente escolar, a exemplo da exclusão social. Dessa forma, haverá uma melhora no desempenho estudantil e diminuirá a desigualdade na escola. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |