Proibição do uso de celular nas salas de aula

Tema: Proibição do uso de celular nas salas de aula

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 17/01/2025
Nota tradicional: 600
Nota IA: 640
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (Vírgula) sancionou a lei 15.10/25 que proibe o uso dos celulares e outros aparelhos eletrônicos em escolas publicas quanto particulares, nos receios e em salas. (Parágrafo frasal)

No entanto a secretaria de Educação Básica e o ministério da Educação (SEB/MEC) asseguram que as diretrizes escolares publicas têm um ensino de qualidade e garante que os estudantes se formem prontos para ingressar rem em suas carreiras de trabalho. (Abordagem limitada. Parágrafo frasal)

O uso inadequado dos aparelhos celulares é muito prejudicial ao aluno, mais com tantas outras situações de precaridades que a escola se encontra, a proibição do celular não ira ajuda em nada no desenvolvimento do aluno se não tiver uma educação de qualidade, professores capacitados para com essa atividade. (Reestruture essa discussão. Elabore seus argumentos com clareza)

Assim, concluo (Proibido o uso de primeira pessoa) que os aparelhos eletrônicos não devem ser totalmente proibidos das redes escolares (Vírgula) pois o uso com decência ajuda no aprendizado dos educandos. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita. Parágrafo frasal) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 80 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos