Proibição do uso de celular nas salas de aula

Tema: Proibição do uso de celular nas salas de aula

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 15/01/2025
Nota tradicional: 520
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O presidente Lula Inácio proíbe o uso celulares em escolas privadas e pública de todo o país. Na notícia fica claro que o propósito é de proteger a saúde mental, física e psíquica. Esse grande problema de fato que os ambiente escolares sofrem trazendo falta de interesse nas salas de aula. (Reestruture essa discussão inicial)

A lei determina alunos da educação básica, que inclui pré-escola, ensino fundamental e ensino médio (Melhore a construção de sentido). O uso tem que ser restrito com objetivo de um uso consciente e responsável de forma orientada pelos professores e orientadores, e com grande propósito pedagógico. A lei deve entrar em vigor e regulamentada daq a 30 dias. (Abordagem expositiva)

(Melhore a estratégia coesiva) O uso só será permitido se acontecer emergências, necessidade de saúde ou força maior, na sala de aula só para fins pedágogicos. A fiscalização dependerão da estrutura de cada escola (Vírgula) mas a recomendação é que guardem em mochilas ou áreas específicas. (Argumentação expositiva)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, com essa nova lei vão possibilitar que as crianças vão voltar a brincar, interagir entre si, tanto nas aulas quanto recreio. Além de proteger jovens de transtornos de ansiedade. (Não apresentou a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
Nota final 520 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos