
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 920 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
A Lei 15.100, de 13 de Janeiro de 2025, dispõe sobre a utilização, por estudantes, de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais, com o objetivo de salvaguardar a saúde mental, física e psíquica das crianças e adolescentes. Essa percepção ratifica a primazia da censura aos meios tecnológicos no ambiente escolar. Tal ação é decorrente do comprometimento da capacidade atencional e dos problemas psicológicos estudantis.
Sob esse viés, é notório que a fragmentação da capacidade atencional é um dos entraves preeminentes para os desafios da utilização do celular nas salas de aula. Em relação a isso, um estudo da Universidade de Harvard revelou que o excesso de tecnologia têm reflexos diretos na capacidade dos alunos de se concentrarem e assimilarem os conteúdos apresentados em sala de aula. Assim sendo, os instrumentos digitais dificultam o processo de aprendizado ao direcionar a atenção dos educandos às funcionalidades tecnológicas, impossibilitando a concentração nos conhecimentos lecionados, assim como prejudicando o desenvolvimento acadêmico. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, os registros de estudantes com problemas psicológicos tem alavancado cada vez mais, contexto determinado pela utilização excessiva das tecnologias (Apresente a fonte dessa informação). Acerca do mencionado, segundo Rossi, ao mesmo tempo em que a tecnologia facilita nossa vida, gera uma pressão extrema, em termos de imediatismo, com a rapidez da informação, e pressiona as pessoas, provocando problemas de estresse e ansiedade. Em consonância com o descrito, a automação das informações desencadeiam um anseio pelo futuro, bem como sobrecarrega o cérebro dos adolescentes, que ainda está em fase de desenvolvimento (Melhore a relação entre essa dicussão com o tema proposto). Nesse sentido, gera uma série de traumas e síndromes mentais.
(Boa estratégia coesiva) Há, portanto, a urgência de findar o problema evidente na estrutura brasileira. Cabe, então, à Secretaria de Políticas Especiais e ao Ministério Público, órgãos que detêm poder, promoverem, em parceria com as prefeituras, campanhas de conscientização voltadas para o combate dos celulares nas escolas, bem como a revogação das leis estudantis já existentes. Tal ação ocorrerá por meio da criação de novos projetos de leis e palestras organizadas pelo corpo docente dos educandários. Ademais, o Estado deverá realizar investimentos destinados à reestruturação social e a proibição dos aparelhos eletrônicos nas escolas. Dessa forma, os celulares não impactarão os estudantes, como defende a Lei 15.100/25. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |