Redação final - sem título

Tema: Proibição do uso de celular nas salas de aula

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 14/01/2025
Nota tradicional: 800
Nota IA: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na canção "Brasil de Quem?7", de Sid, é possível destacar o trecho: "o futuro pratica o que o presente ensina". Contudo, embora uma obra fictícia, infelizmente a presente realidade brasileira não é favorável para as seguintes gerações. (Truncamento) Visto que, (Sem vírgula) percebe-se a influência da utilização de eletrônicos no cotidiano do corpo populacional - com um foco nas instituições escolares, que visam apasiguar os efeitos negativos desse ato. Logo, aspectos negativos devem ser combatidos imediatamente.

Nesse sentido, cabe analisar os impactos negativos que o uso do aparelho celular pode gerar ao aluno em meio à instituições escolares. Para ilustrar, adaptações musicais tem sido desenvolvidas para realizar denúncias sociais, como por exemplo, a paródia feita por Whinderson Nunes - influenciador digital mundialmente famoso - da música "Rap Lord", de Haikaiss, cujo é explicitada a situação vivenciada pelas crianças e adolescentes em relação à geração digital (onde as interações sociais são debilitadas, o vício causado por estímulos hormonais gerados pelo dispositivo atrapalha a vida acadêmica do aprendiz na medida que a atenção é desviada do professor e a recorrência À facilidade que desencadeia a pesquisa excessiva). (Melhore a construção desse argumento) 

(Reveja a estratégia coesiva) Logo, devido aos malefícios gerados em decorrência de eletrônicos, seu uso teve proibição declarada, para que a situação possa ser revertida. Ademais, tal medida contou com grande parcial do apoio da população, e é uma opnião coerente, tendo em vista que sua limitação pode readaptar as pessoas à vida sem aparelhos, consequentemente, melhorando seus estudos, formando estímulos ao desenvolvimento racional do indivíduo e promovendo um lazer mais saudável, infância e educação - direitos previstos pelo ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente. Dessa maneira, o desempenho do estudante brasileiro terá uma maior eficácia e direcionamento. (Argumentação expositiva)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe às instituições de ensino da nação aplicar de maneira efetiva o que é previsto na legislação brasileira, por meio de fiscalização dos alunos pelos funcionários, sendo utilizado os aparelhos celulares apenas para fins didáticos e produtivos. (Melhore o encadeamento) Para que dessa forma o futuro possa usufruir de uma educação exclusivamente beneficiada com o uso dos celulares, como previsto pelo Ministério da Educação - orgão estatal responsável pelo ensino brasileiro.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos