A Revolução Industrial representa um marco de desenvolvimento humano que posteriormente deu origem à várias outras tecnologias, como o celular. Esse, que possui como fim a comunicação, ganhou cada vez mais funções, o que o fez ser muito requisitado pelas pessoas; (Justaposição) nesse contexto, crianças e adolescentes cada vez mais, nas salas de aula, têm aumentado o seu uso, o que pode prejudicar o seu desempenho escolar ou ampliá-lo. No entanto, esse resultado irá depender de qual uso será empregados por esses jovens e como eles serão orientados pelo professor.
Inicialmente, é importante destacar que o celular pode ser extremamente prejudicial se utilizado nas salas de aula para outros fins, que não o estudo. Atrelado a esse contexto, o documentário "O dilema das redes" cita algo que todas esses meio tecnológicos possuem em comum que é a capacidade viciante que tais invenções possuem. Sendo assim, o aluno que vai para a escola e que possui acesso a esse meios pode não conseguir prestar atenção aos conteúdos ministrados nas salas de aula por já estar viciado nos conteúdos do seu celular (Melhore a construção desse argumento). Evidencia-se, portanto, que caso seja dado acesso irrestrito ao conteúdo do celular, o seu uso não trará benefícios, como os meios tecnológicos devem trazer.
(Boa estratégia coesiva) Não obstante, existe um uso para o equipamento que pode ser benéfico e deve ser considerado nas escolas, por facilitar pesquisas e permitir acesso mais rápido aos conteúdos sem precisar carregar livros. Nesse sentido, a série "American Dad" possui uma cena a qual o pai, que é um agente do governo, mostra à sua filha que um equipamente, seja ele qual for, só possui mal uso se a pessoa que o emprega fizer isso de maneira indevida, pois os objetos não possuem vontade própria. Para isso, ele coloca uma arma sobre a mesa e começa a dar comandos à ela. Evidentemente nada acontece, provando o ponto defendido. De modo análogo, o uso dos celulares na sala de aula possuem a mesma prerrogativa. Dessa maneira, é possível que os celulares sejam utilizados de maneira produtiva se for para acessar os conteúdos de acordo com a matéria que é ministrada em cada aula. (Argumento pertinente. No entanto, precisa ser melhor estruturado)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, como forma de atenuar a questão, é de extrema importância a atuação da Câmara dos Deputados. Eles, por meio de projetos de lei, devem propor uma lei que proponha horários (Reelabore) adequados e conteúdos adequados para serem acessados por tais dispositivos durante o seu uso em sala. Para isso, deve-se usar a configuração dos aparelhos para que o acesso a conteúdos não educativos seja restrito, visando promover a função correta da tecnologias para o fim pedagógico. Tais medidas devem ser tomadas para aumentar a produtividade e promover uma melhor educação para os estudantes.
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |