Djamila Ribeiro afirma que o primeiro passo a ser dado para solucionar uma questão é tirá-la da invisibilidade. Na realidade brasileira, a crítica da autora é verificada na proibição do uso de celular nas salas de aula. Com isso, emerge um problema sério em virtude do descaso governamental e da má influência midiática.
Convém destacar que a negligência governamental é um dos principais fatores de manutenção do empecilho, visto que a falta de ações contribui para o agravamento da questão. Dessa maneira, a obra "Cidadão de Papel", de Gilberto Dimenstein, expõe bem esse fato à medida que denuncia como os direitos dos cidadãos são garantidos em documento, mas na prática, tratados de forma simbólica. Sob esse viés, percebe-se que a questão da proibição do uso de celular nas salas de aula é frequentemente colocada em último plano em discussões e decisões políticas, postura que fomenta a cultura de invisibilidade a respeito do assunto (Reestruture essa discussão). Assim, a persistência dessa postura negligente atrapalha a resolução do impasse e, por consequência, compromete o bem-estar dos cidadãos.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro fator agravante é a influência midiática. Conforme Pierre Bourdieu, “o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão”. Nessa perspectiva, pode-se observar que a mídia, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população, influencia na consolidação do problema, visto que a invisibilidade do tema dificulta o acesso à informação da população (Melhore a construção desse argumento), perpetuando a desinformação.
(Boa estratégia coesiva) É evidente, portanto, que tais entraves precisam ser solucionados. É fundamental a criação de projetos de leis que contemplem a questão da proibição do uso de celular nas salas de aula, pelas comissões da Câmara e do Senado, em parceria com consultas públicas. Tais consultas devem ser amplamente divulgadas nas redes sociais, para que o público possa ter acesso e se posicionar. Paralelamente, é preciso agir sobre a má influência midiática. Dessa maneira, será possível superar a invisibilidade de que Djamila Ribeiro falou. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |