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Proibição do uso de celular nas salas de aula

Enviada em: 12/01/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
NÃO SOLICITADO
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Djamila Ribeiro afirma que o primeiro passo a ser dado para solucionar uma questão é tirá-la da invisibilidade. Na realidade brasileira, a crítica da autora é verificada na proibição do uso de celular nas salas de aula. Com isso, emerge um problema sério em virtude do descaso governamental e da má influência midiática.

Convém destacar que a negligência governamental é um dos principais fatores de manutenção do empecilho, visto que a falta de ações contribui para o agravamento da questão. Dessa maneira, a obra "Cidadão de Papel", de Gilberto Dimenstein, expõe bem esse fato à medida que denuncia como os direitos dos cidadãos são garantidos em documento, mas na prática, tratados de forma simbólica. Sob esse viés, percebe-se que a questão da proibição do uso de celular nas salas de aula é frequentemente colocada em último plano em discussões e decisões políticas, postura que fomenta a cultura de invisibilidade a respeito do assunto (Reestruture essa discussão). Assim, a persistência dessa postura negligente atrapalha a resolução do impasse e, por consequência, compromete o bem-estar dos cidadãos.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro fator agravante é a influência midiática. Conforme Pierre Bourdieu, “o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão”. Nessa perspectiva, pode-se observar que a mídia, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população, influencia na consolidação do problema, visto que a invisibilidade do tema dificulta o acesso à informação da população (Melhore a construção desse argumento), perpetuando a desinformação.

(Boa estratégia coesiva) É evidente, portanto, que tais entraves precisam ser solucionados. É fundamental a criação de projetos de leis que contemplem a questão da proibição do uso de celular nas salas de aula, pelas comissões da Câmara e do Senado, em parceria com consultas públicas. Tais consultas devem ser amplamente divulgadas nas redes sociais, para que o público possa ter acesso e se posicionar. Paralelamente, é preciso agir sobre a má influência midiática. Dessa maneira, será possível superar a invisibilidade de que Djamila Ribeiro falou. (Proposta incompleta)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200