Celular nos estudos

Tema: Proibição do uso de celular nas salas de aula

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 11/01/2025
Nota tradicional: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No que concerne a proibição do uso do celular nas salas de aula, essa medida pode ser vista como vilã na visão dos alunos, mas é de grande vantagem para os próprios, os ajudando a melhorar o foco nos estudos. Dentre outros fatores (Vírgula) destaca-se o quão prejudicial é o uso excessivo de celular e a falta de atenção nas salas de aula. (Melhore a apresentação das discussões iniciais)

Certamente, percebe-se o mal causado pelo uso exagerado de "smartphones", que além de prejudicar o desempenho escolar, afeta a saúde dos alunos (Apresente dados). Sob essa lógica, a utilização descontrolada de celular abala as condições físicas, alguns males ocasionados são os danos à visão e o sedentarismo (Vírgula) que se não houver controle e cuidados se tornam permanentes.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, tem-se como fator principal o desempenho negativo dos alunos por falta de atenção na sala de aula. Logo, muito dos estudantes que os resultados vêm caindo uma das causas comum é o uso do celular em momentos de estudos, tirando o foco necessário para o aprendizado. Dessa forma, oportunidades que o ensino pode oferecer são perdidas pela desatenção. (Reestruture a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Desta maneira, nota-se o que a falta de controle no mal uso de telefones móveis podem causar na vida dos estudantes. São necessárias campanhas e palestras nas escolas para conscientizar o conjunto estudantil, visando mostrar as causas e consequências que podem ocorrer. (Apresentou apenas 3 elementos válidos)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos