
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 680 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
O uso de celular abusivo (Essa construção ficou estranha. Reformule-a) é algo presente na vida de grande parte dos adolescentes brasileiros, algo que pode se tornar preocupante no seu desempenho escolar e social, e como intervenção do governo há projetos de lei para proibir o uso de celulares no dia-a-dia nas escolas. (Parágrafo frasal)
O projeto busca com a proibição dos aparelhos aumentar o rendimento acadêmico e interesse nas aulas e conteúdos propostos, mas isto é algo que dificilmente ira acontecer apenas com a proibição de devidos dispositivos, visando que muitas escolas da rede publica possui dificuldades em questão de aulas pela faltas de professores e estrutura que muita vezes é negligenciada pela falta de verba, o que vem a levar muitas aulas "vagas", ou seja, há muita falta de aulas logo o uso de celulares é visto como "algo para passar o tempo" pelos estudantes. (Reveja a relação entre as discussões. Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, os dispositivos eletrônicos se integraram cada vez mais nas escolas desde da pandemia, muitas escolas utilizam plataformas para algumas atividades que devem ser realizadas de acordo com a grade curricular, e mesmo com a existência de computadores e outros dispositivos para estes fins, a demanda destes dispositivos é baixa em comparação a quantidades de estudantes para utilizarem, logo alguns utilizam seus aparelhos pessoais, algo que seria inviável com esta nova lei, (Justaposição) além disso a ausência de tais dispositivos afetaria a comunicação com os responsáveis durante o período escolar caso ocorra uma emergência ou algo do tipo. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Com isto, pode-se concluir que o aparelho celular se tornou algo crucial no dia-a-dia dos estudantes e a sua proibição irá atrapalhar algumas lacunas que o governo deveria preencher (Melhore a coesão textual) mas o dispositivos moveis fazem este papel, com isto cabe ao governo aumentar a disponibilidade de aparelhos digitais para uso acadêmico nas escolas e preencher a falta de aulas devido à quantidade insuficiente de professores. (Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas de modo produtivo. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |