Proibição do uso de celular nas salas de aula - Corrige Aqui

Proibição do uso de celular nas salas de aula

Enviada em: 11/01/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
NÃO SOLICITADO
PUBLICIDADE

De acordo com o líder sul-africano Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Nesse contexto, o uso excessivo de celulares nas salas de aula tem se mostrado prejudicial ao foco dos alunos, além de contribuir para o afastamento das interações sociais reais e para o agravamento de questões relacionadas à saúde menta. Nesse sentido, a proibição do uso de celulares nas escolas surge como uma medida importante para a promoção de interação social e a saúde mental.

Primeiramente, é preciso se atentar que a escola é o principal local onde crianças e adolescentes têm a interação social no mundo real, principalmente com pessoas da mesma faixa etária. Na série norte americana "13 Reasons Why" a personagem principal, Hanna Baker, envia para seus amigos 13 fitas k7, antes de cometer suicídio, em cada fita Hanna explica um motivo que levou o seu suicídio, e como aquelas 13 pessoas contribuíram para o trágico fim da jovem. A série retrata diversas vezes como a repercussão de mensagens e fotos puderam contribuir para outros colegas se afastarem de Hanna, assim ficando casa fez mais sozinha. Apesar de ser uma série ficcional, a vida real frequentemente se entrelaça com a ficção ao refletir as consequências do uso excessivo das redes sociais, que pode afastar os jovens das interações sociais reais e prejudicar seu desenvolvimento emocional e social. (Foco temático distorcido)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a saúde mental dos jovens está cada vez mais degradada devido, principalmente, às redes sociais. Na música "Jealousy, jealousy", é retratado o sofrimento de uma garota com a pressão das mídias sociais. O ciúmes da vida perfeita de outra pessoa é citada diversas vezes, assim como a comparação, que é dada como se, quanto mais ela se comparasse, mais "morta por dentro" a garota ficava. Nesse sentido, o excesso das redes sociais podem distanciar os jovens de suas realidades e levá-los a idealizar a vida do outro pela internet. O uso excessivo de celulares nas salas de aula pode reforçar a pressão digital, assim degradando a saúde mental dos alunos. (Abordagem tangencial)

(Boa estratégia coesiva) Portanto é necessário que medidas sejam tomadas. Para isso, o ministério da educação deve promover atividades que despertem a interação social, como gincanas e trabalhos em grupo, para assim aproximar os alunos de interações no mundo real. Paralelamente, cabe às instituições de ensino disponibilizarem ajuda psicológica para seus alunos por meio de um profissional qualificado, assim a saúde mental dos alunos poderá ser preservada. Dessa maneira, podemos ter um equilíbrio entre a tecnologia e a educação, além de preservar interações sociais e a saúde mental dos estudantes.

Dados correção tradicional

Delimite e explore as discussões de acordo com o tema proposto. Mantenha os aspects positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 80 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200