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Proibição do uso de celular nas salas de aula

Enviada em: 11/01/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
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Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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Na obra ''Utopia'', do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas e de conflitos. Todavia, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que os desafios da proibição uso de celular nas salas de aula causa desequilíbrio na sociedade, dificultando a concretização dos planos de More. Isso ocorre devido ao descaso governamental e à influência midiática.

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar que a omissão estatal é um fator preponderante para a ocorrência dessa problemática. Nesse sentido, segundo John Locke, “as leis fizeram-se para os homens e não para as leis”. No entanto, a inércia governamental direcionada à disseminação de informações acerca da utilização adequada de celulares nas escolas não cumpre com o previsto na Carta Magna, visto que ainda são escassos os investimentos em políticas públicas que visam orientar os profissionais da educação sobre o uso do celular como uma ferramenta pedagógica de ensino para garantir o acesso a aplicativos coordenados pedagogicamente, o dinamismo das aulas e o engajamento dos alunos. Desse modo, a desinformação cria um ambiente propício para que muitas instituições escolares optem por restringir o uso do celular, o que limita o seu potencial como instrumento complementar para o aprendizado. Tal cenário, infelizmente, é evidente no país. (Delimite as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a influência dos meios digitais é um fator agravante no que tange ao problema. Para Chimamanda Adichie, mudar o “status quo” - o estado atual das coisas - é sempre penoso. Essa conjuntura pode ser observada no papel que a mídia possui no fortalecimento da dependência tecnológica nos jovens, por meio da propagação de conteúdos persuasivos e estratégias publicitárias que mantém os usuários engajados. Sob esse viés, os estudantes acabam se tornando um grupo susceptível a utilizar esses dispositivos de forma excessiva, ocasionando em distrações, queda no rendimento escolar, impactos na saúde mental e aumento da dificuldade de realizar tarefas sem aparelhos tecnológicos. Diante do exposto, diversas escolas tendem a proibir do uso do celular durantes as aulas, a fim de preservar o bem-estar dos alunos. Logo é inadmissível que esse panorama continue a perdurar.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que esta situação seja dissolvida. Para isso, o governo, (Sem vírgula) deve prover a criação de políticas públicas que forneçam aos profissionais da pedagogia a capacitação necessária para orientar adequadamente o uso de celulares em sala de aula. Paralelamente, o Ministério das Comunicações, por meio de incentivos financeiros, precisa combater a dependência tecnológica nos estudantes, promovendo campanhas de conscientização acerca da importância do uso saudável do celular para o desempenho estudantil. Tais medidas terão a finalidade de consolidar uma sociedade mais desenvolvida socialmente, assim como afirma Thomas More. (Proposta completa)

Dados correção tradicional

Delimite e explore as discussões dentro do limite de 30 linhas. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200