
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Na obra ''Utopia'', do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas e de conflitos. Todavia, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que os desafios da proibição uso de celular nas salas de aula causa desequilíbrio na sociedade, dificultando a concretização dos planos de More. Isso ocorre devido ao descaso governamental e à influência midiática.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar que a omissão estatal é um fator preponderante para a ocorrência dessa problemática. Nesse sentido, segundo John Locke, “as leis fizeram-se para os homens e não para as leis”. No entanto, a inércia governamental direcionada à disseminação de informações acerca da utilização adequada de celulares nas escolas não cumpre com o previsto na Carta Magna, visto que ainda são escassos os investimentos em políticas públicas que visam orientar os profissionais da educação sobre o uso do celular como uma ferramenta pedagógica de ensino para garantir o acesso a aplicativos coordenados pedagogicamente, o dinamismo das aulas e o engajamento dos alunos. Desse modo, a desinformação cria um ambiente propício para que muitas instituições escolares optem por restringir o uso do celular, o que limita o seu potencial como instrumento complementar para o aprendizado. Tal cenário, infelizmente, é evidente no país. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a influência dos meios digitais é um fator agravante no que tange ao problema. Para Chimamanda Adichie, mudar o “status quo” - o estado atual das coisas - é sempre penoso. Essa conjuntura pode ser observada no papel que a mídia possui no fortalecimento da dependência tecnológica nos jovens, por meio da propagação de conteúdos persuasivos e estratégias publicitárias que mantém os usuários engajados. Sob esse viés, os estudantes acabam se tornando um grupo susceptível a utilizar esses dispositivos de forma excessiva, ocasionando em distrações, queda no rendimento escolar, impactos na saúde mental e aumento da dificuldade de realizar tarefas sem aparelhos tecnológicos. Diante do exposto, diversas escolas tendem a proibir do uso do celular durantes as aulas, a fim de preservar o bem-estar dos alunos. Logo é inadmissível que esse panorama continue a perdurar.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que esta situação seja dissolvida. Para isso, o governo, (Sem vírgula) deve prover a criação de políticas públicas que forneçam aos profissionais da pedagogia a capacitação necessária para orientar adequadamente o uso de celulares em sala de aula. Paralelamente, o Ministério das Comunicações, por meio de incentivos financeiros, precisa combater a dependência tecnológica nos estudantes, promovendo campanhas de conscientização acerca da importância do uso saudável do celular para o desempenho estudantil. Tais medidas terão a finalidade de consolidar uma sociedade mais desenvolvida socialmente, assim como afirma Thomas More. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões dentro do limite de 30 linhas. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |