Em salas de aulas, deve se incentivar o uso consciente e produtivo do aparelho celular. Entretanto, por haver muitas pesquisas que mostram como o uso inadequado dessa tecnologia pode gerar malefícios à vida dos jovens, o Estado decide por negar o acesso a ela dentro do ambiente escolar. Por isso, é importante debater se a proibição do smartphone em aula é a solução ideal para enfrentar a problemática do mal uso dessa tecnologia pelos estudantes.
Primeiro, é inegável que o uso excessivo de celular em sala de aula prejudica o desempenho dos alunos, isso foi constatado pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), e noticiada no sítio eletrônico da UOL. Nesse sentido, percebe-se que o aparelho celular pode ser um vilão na formação dos futuros cidadãos e profissionais brasileiros, visto que é na escola em que se aprende os conhecimentos do mundo necessários para viver e sobreviver em sociedade (Melhore a apresentação dessa discussão). Destarte, alguns jovens podem concluir os estudos de modo insatisfatório e despreparado para os percalços da vida, com tendências viciosas em uma realidade fantasiosa que foi vislumbrada a partir das redes sociais e com chances de sofrerem de transtornos psicológicos, especialmente a “Nomofobia”, o medo irracional de não ter o aparelho ou de não poder usá-lo.
(Boa estratégia coesiva) Contudo, a proibição do uso de celulares em aula para aumentar o desempenho nas disciplinas não devem ser a única solução para o problema. Nesse sentido, o modelo de aula deve ser modificado para se tornar mais dinâmico, divertido e espontâneo, pois se torna impossível para os professores, em suas longas horas de aula massantes, competir contra a atenção dos alunos despendidas em um mundo de possibilidades dentro de um único aparelho que cabe na palma da mão. Sendo assim, em vez de proibir o celular, deve-se estimular aulas mais atrativas para os alunos, com debates, seminários, tour em museus e em patrimônios históricos, experimentos, projetos e eventos que dê para complementar com a tecnologia em que os jovens estão cada vez mais habituadas. (Delimite e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, aulas menos tediosas poderiam ser uma opção mais favorável e bem-aceita do que a proibição do celular sem ao menos consultar a voz dos estudantes. Dessa forma, o Ministério da Educação (MEC) precisa realizar estudos e pesquisas para procurar novos modelos de ensino que estimulem a criatividade e o interesse dos estudantes em serem mais ativos nas aulas. Para isso, o MEC pode adotar modelos que já funcionam em outros países e adaptá-los ao Brasil, também pode criar um fórum que permita o recebimento de sugestões da sociedade. Por conseguinte, as escolas brasileiras formarão pessoas mais capacitadas e com menos riscos de transtornos psicológicos advindos do mal uso dos recursos tecnológicos, como o celular. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |