Em uma matéria do jornal O Globo, uma pesquisa aponta que 85% das crianças tem acesso ao celular e internet. Mas como algo que deveria ser bom, atrapalha tanto? Eduardo Jorge Custódio, professor da UERJ (Vírgula) aponta que existem riscos físicos como olhos secos até a postura ruim, dores cervicais, e perda de audição por conta do uso de fones, além da falta de concentração. A utilização indevida e excessiva vem causando problemas para professores. (Melhore a contextualização do tema)
A proibição do uso de celulares em sala de aula é um tema que desencadeia debates calorosos no ambiente educacional. De um lado, há aqueles que defendem que a restrição é necessária para garantir a concentração dos alunos e preservar o ambiente de aprendizado. O uso sem supervisão causa distrações significativas que impactam diretamente o desempenho acadêmico, pois a presença constante facilita acesso a jogos e redes sociais. (Reestruture e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, há quem argumente que o celular pode ser uma ferramenta pedagógica valiosa quando utilizado de maneira controlada. Aplicativos que enriquecem o aprendizado e sites educacionais são exemplos do "lado bom" do uso de internet. Nesse sentido, a proibição total pode ser vista como um retrocesso, especialmente em um mundo cada vez mais digital. O desafio, portanto, está em encontrar um equilíbrio entre a utilização consciente e o abuso que prejudica o ambiente escolar.
(Boa estratégia coesiva) Portanto (Vírgula) para a resolução desta problemática, cabe aos pais instruir seus filhos sobre o uso correto dos celulares, aos educadores de utilizarem estratégias que limitem, ou usem de maneira adequada o uso de aparelhos eletrônicos e ao governo de oferecer ferramentas adequadas aos educadores. O intuito é pensar na saúde física e mental dos alunos. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
Explore mais as discussões apresentadas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |