
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Na obra “Utopia” (Vírgula) do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, inexistente de conflitos e óbices. Contudo, ao analisar à obra e comparar com a realidade contemporânea, é explícito o quão distante o mundo está de se tornar uma utopia. No Brasil, consequentemente, se adequada a esta perspectiva, possuindo obstáculos na desenvoltura econômica, social e educacional, pontos estes que dificultam sua estrutura de ser um país ideal. A educação possui lacunas que necessitam ser reavaliadas e melhoradas, a realidade das escolas brasileiras é necessário uma intromissão. (Reestruture as discussões iniciais)
Além da falta de materiais, professores, infraestrutura e entre outras situações, o problema do uso de celular em salas é algo que urge ser discutido. A tecnologia é um avanço, uma inovação no mundo, porém, pode haver malefícios se quando utilizado de maneira inconsequente. Atualmente, crianças possuem livre acesso a esse universo recheado de informações sem filtros, o que é um perigo, pois está vulnerável a exposições desnecessárias, fora outros problemas, como o vício em telas, mal desempenho intelectual, social e até motor, prejudiciais à saúde. (Apresente dados)
(Boa estratégia coesiva) Sob este viés, urge a necessidade de intervenção do Ministério da Educação, juntamente com as Secretarias Escolares Estaduais, criem e propaguem notificações e palestras em instituições, com o intuito do cumprimento da ordem e para que não haja descumprimento do uso de telemóveis e que seja posto em vigor e êxito com supervisões rotineira da secretaria nas instituições. (Parágrafo frasal)
Mas é válido ressaltar, o uso de celular em salas deve ser restrito, mas, (Sem vírgula) não significa que a tecnologia deverá ser restringida no âmbito escolar, ao contrário, deve ser posto em prática, em forma pedagógica, com atividades e pesquisas em aulas, para que alimente os estudantes com sabedoria e aprendizado, sendo regrado e supervisionado por profissionais da educação. A redução irá melhorar na sociabilidades dos estudantes, desenvolvimento escolar e intelectual e a redução do bullying. A educação nacional deve ser fortificada e após essas implementações, o Brasil poderá se aproximar de uma realidade utópica.
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões com mais clareza. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |