
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
A proibição do uso de celulares nas salas de aula, tema bastante polêmico, trouxe consigo divergentes opiniões, porém, sem nada a explicar sobre as questões mais burocráticas, por assim dizer. (Evite esse tipo de construção) Assim, vale ressaltar alguns pontos importantes para discutir, como a forma na qual isso consegue contribuir à sociedade e como será realizada a fiscalização.
Inicialmente, é indubitável que o uso do celular possui vários malefícios, e grande parte deles interferem no ambiente de aprendizagem. Ademais, os países adotantes dessa lei são todos considerados de primeiro mundo. Não obstante, o Brasil, não apenas na educação (Vírgula) mas principalmente nela, tem gigantes e extensas problemáticas, que não se resolverão apenas com a proibição dos aparelhos móveis pessoais. Segundo o G1, portal de notícias, 7 de 10 alunos com a faixa etária de 15 anos, no Brasil, são incapazes de fazer operações matemáticas básicas. O país no PISA 2022 ocupou em todas as matérias disponíveis uma das últimas colocações. No colégio Pedro II (situado no Rio de Janeiro), uma das melhores escolas do Brasil, tem um hiato de 2 meses sem professores por conta de baixa remuneração. Essas dentre outras notícias somente reforçam a situação degradante do ensino brasileiro e a incompetência estatal em focar e resolver as verdadeiras adversidades. (Reestruture e faça uso produtivo do repertório)
(Boa estratégia coesiva) Paralelamente, ao analisar melhor o preceito, é notável a presença de uma situação que reforça - novamente - a ineficiência do legislativo, visto que propõe uma lei (sem nenhuma penalidade descrita) e além disso, (Sem vírgula) não sugere e nem impõe uma fiscalização. Ou seja, caso não cumprida a medida, nada será feito e não haverá quem remediar e/ou controlar a circunstância, deixando - implicitamente - a responsabilidade toda nas ''costas'' do professor. Por isso, por mais que na teoria faça sentido, na prática e na forma como foi feita a lei, não existirá nenhum resultado positivo.
(Boa estratégia coesiva) Em suma, a proibição do uso de celulares não agrega em praticamente nada à sociedade e isso deve ser revisado urgentemente. Portanto, é de dever do Estado, em intermédio ao Legislativo, a compreensão da necessidade - caso a lei continue em vigor - de uma fiscalização e, posteriormente, uma punição para o descumprimento da regra. Além da complementação de outros dados cruciais que não foram acrescidos, junto com a busca de outros métodos mais eficazes para melhorar a educação. Caso tudo recitado seja aplicado de uma forma correta, certamente o ensino brasileiro irá melhorar e, consequentemente, a sociedade como um todo também. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |