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Proibição do uso de celular nas salas de aula

Enviada em: 06/01/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
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Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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Em "A República", diálogo socrático escrito por Platão, o filósofo grego idealiza uma sociedade livre de problemas, sobretudo devido ao esforço da coletividade para superar todos os impasses. Tal obra filosófica, no entanto, não pode ser associada ao Brasil, uma vez que a problemática da proibição do uso de celular nas salas de aula se encontra silenciada e carente de resolução. Com efeito, hão de ser analisados os principais intensificadores da temática em questão: a má influência midiática e a negligência governamental. 

Sob esse viés, é importante destacar, a princípio, a negligência midiática como um fator preponderante para a ocorrência desse revés. Nessa ótica, conforme o sociólogo francês Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Sob essa perspectiva, percebe-se que a mídia, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população no tocante à proibição do uso de celular nas salas de aula, infelizmente, influencia no silenciamento midiático–o que pode ser observado na ausência da abordagem desse tema em novelas, propagandas e notícias. Dessa forma, o setor midiático tem interferência direta na manutenção da adversidade.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é válido ressaltar, ainda, a inoperância estatal como um empecilho para a mitigação do imbróglio em destaque. Nesse sentido, o filósofo grego Aristóteles, (Sem vírgula) diz em seu livro "Ética a Nicômaco", que a política existe para garantir a felicidade de seus cidadãos. Entretanto, é evidente que, em relação à proibição do uso de celular nas salas de aula, essa disposição de Aristóteles não se consuma na realidade brasileira, visto que o poder público não cumpre seu papel legislativo, fazendo com que ocorram diversas lacunas no bem-estar social (Melhore a construção dessa discussão). Destarte, faz-se mister a reformulação dessa postura inerte do Estado de forma urgente.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessária uma intervenção pontual. Para isso, o Ministério das Comunicações–órgão responsável por difundir os serviços de radiodifusão–deve criar projetos que visem informar o corpo social sobre a proibição do uso de celular nas salas de aula. Isso deve ocorrer por meio de propagandas televisivas e de reportagens, com a participação de profissionais competentes e membros da comunidade, a fim de reverter a má influência midiática que impera e, consequentemente, mobilizar a população. Ademais, cabe ao Estado–entidade administrativa da nação–promover a fiscalização das leis existentes, por intermédio do Poder Executivo, assegurando que sejam efetivadas, com o fito de atuar na inobservância governamental. Somente assim, será possível que a sociedade idealizada por Platão, em sua obra, seja convertida em realidade no cenário nacional. (Proposta completa)

Dados correção tradicional

Delimite e explore as discussões dentro do limite de 30 linhas. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200