Proibição do uso de celular nas salas de aula

Tema: Proibição do uso de celular nas salas de aula

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/01/2025
Nota tradicional: 720
Nota IA: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O uso de aparelhos tecnológicos se tornou recorrente nos dias atuais, principalmente por crianças e adolescentes, gerando tumulto em ambientes escolares. Com o objetivo de zelar pela saúde mental e psíquica dos estudantes, o governo proíbe o uso de celulares em salas de aula e intervalos, com exceção a causas pedagógicas e emergências, acarretando protestos da parte dos envolvidos. (Reestruture e melhore a apresentação das discussões iniciais)

No entanto, alunos defendem o uso do celular em suas escolas como uma forma de apoio e aprimoração do estudo, estimulando os jovens pela facilidade e rapidez da tecnologia atualmente. Por outro lado, especialistas apontam que o consumo exagerado da tecnologia resulta em problemas de saúde mental, o que afeta negativamente a qualidade de vida, podendo atingir também, sua saúde física, além de diminuir sua capacidade de aprendizagem, pela distração que as telas causam. (Reestruture e explore de modo mais produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Desse modo, para intermédio da situação, o governo poderia usar parte da verba distribuída para as escolas, para investir na educação de forma correta, como fornecendo aparelhos apenas para o uso em ambiente escolar, sem contato com redes sociais e outros fatores distrativos. (Parágrafo frasal)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 80 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos