
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 680 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
O uso de aparelhos tecnológicos se tornou recorrente nos dias atuais, principalmente por crianças e adolescentes, gerando tumulto em ambientes escolares. Com o objetivo de zelar pela saúde mental e psíquica dos estudantes, o governo proíbe o uso de celulares em salas de aula e intervalos, com exceção a causas pedagógicas e emergências, acarretando protestos da parte dos envolvidos. (Reestruture e melhore a apresentação das discussões iniciais)
No entanto, alunos defendem o uso do celular em suas escolas como uma forma de apoio e aprimoração do estudo, estimulando os jovens pela facilidade e rapidez da tecnologia atualmente. Por outro lado, especialistas apontam que o consumo exagerado da tecnologia resulta em problemas de saúde mental, o que afeta negativamente a qualidade de vida, podendo atingir também, sua saúde física, além de diminuir sua capacidade de aprendizagem, pela distração que as telas causam. (Reestruture e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Desse modo, para intermédio da situação, o governo poderia usar parte da verba distribuída para as escolas, para investir na educação de forma correta, como fornecendo aparelhos apenas para o uso em ambiente escolar, sem contato com redes sociais e outros fatores distrativos. (Parágrafo frasal)
Dados correção tradicional
Melhore o planejamento textual. As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |