
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Nos dias atuais, o celular se tornou uma ferramenta essencial no cotidiano, mas sua presença em instituições de ensino tem gerado um intenso debate. A proibição do uso do aparelho nas salas de aula é um tema controverso, que envolve questões como distração, produtividade e saúde dos estudantes. Entretanto, a medida pode ser vista como uma estratégia importante para promover um ambiente de aprendizagem mais focado e eficaz, diante dos desafios imposto pela tecnologia.
Em primeiro lugar, é importante considerar que a sala de aula deve ser um espaço dedicado ao aprendizado. Quando os alunos têm acesso a seus celulares, a tentação de se distrair com mensagens, vídeos ou redes sociais é grande. Essa distração pode comprometer a atenção e o engajamento dos estudantes, resultando em um aprendizado superficial e menos eficaz. Ao proibir o uso de celulares, os educadores podem ajudar a criar um ambiente onde os alunos se sintam mais motivados a participar ativamente das aulas. (Apresente dados)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a proibição do uso de celulares pode incentivar a interação social entre os alunos. Em um mundo cada vez mais digital, as habilidades de comunicação face a face estão se tornando cada vez mais raras. Ao eliminar os celulares como uma opção de distração, os alunos são incentivados a se conectar uns com os outros, a discutir ideias e a colaborar em projetos. Essa interação não apenas fortalece o aprendizado, mas também desenvolve habilidades sociais essenciais para o futuro.
(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, é importante reconhecer que os celulares também podem ser ferramentas valiosas para o aprendizado, quando usados de maneira adequada. Eles podem facilitar o acesso a informações, aplicativos educacionais e recursos online. Portanto, uma abordagem equilibrada poderia ser a implementação de regras claras sobre quando e como os celulares podem ser utilizados nas aulas, em vez de uma proibição total. Isso permitiria que os alunos aprendessem a usar a tecnologia de forma responsável e produtiva.
(Boa estratégia coesiva) Em conclusão, a proibição do uso de celulares nas salas de aula pode ser uma estratégia eficaz para melhorar a concentração e o aprendizado dos alunos. No entanto, é fundamental que essa medida seja acompanhada de discussões sobre o uso responsável da tecnologia. Ao encontrar um equilíbrio, podemos garantir que os alunos se beneficiem tanto do aprendizado tradicional quanto das vantagens que a tecnologia pode oferecer. Assim, estaremos preparando-os melhor para os desafios do futuro. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
Melhore o projeto de texto. Delimite e explore mais as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |