O uso de celulares nas salas de aula: um problema contemporâneo - Corrige Aqui

Proibição do uso de celular nas salas de aula

Enviada em: 03/01/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
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Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
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O uso de celulares nas salas de aula é um assunto que tem sido discutido com certa urgência, visto que se trata de um problema contemporâneo e recorrente à esta geração. A opinião pública se difere, entretanto é perceptível um consenso entre pais, responsáveis e professores: a tecnologia é fonte de distração e pode prejudicar tanto o desempenho escolar quanto a saúde mental dos jovens.

De acordo com um noticiário da CNN Brasil, uma pesquisa revelou que 65% dos pais são contra a utilização dos aparelhos nas escolas. Além disso, mais de 70% acreditam que estes trazem mais prejuízos que benefícios para o aprendizado das crianças. Nas salas de aula, o celular se torna uma enorme distração. O foco dos alunos é atribuído somente às telas e o estudo fica em segundo plano. (Explore de modo produtivo) 

(Boa estratégia coesiva) Ainda sob este viés, outro fator que é comprometido pelo o uso de telefones nas escolas é o aspecto social. Os adolescentes se isolam, priorizando os jogos eletrônicos e redes sociais às interações reais com colegas de classe e professores. Essa isolação os priva do contato necessário para a criação de laços e relações cruciais para a saúde mental dos jovens. Tal uso quando excessivo pode virar uma dependência e provocar o surgimento de outros transtornos como a ansiedade e a depressão. (Reestruture e explore de modo produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Dado o exposto, o raciocínio por trás da preocupação geral a respeito da utilização dos celulares é evidenciado e uma intervenção se torna iminente. O Ministério da Educação – órgão responsável por avaliar políticas educacionais – deve desenvolver uma lei por meio do Poder Legislativo – responsável por criar leis – com a finalidade de conciliar a internet e o ambiente escolar. A proibição pode ser difícil de se aplicar, mas a limitação do uso dos aparelhos nos horários de aula já deve ser o suficiente para enriquecer e livrar o aprendizado de obstáculos. Assim, o desempenho e convivência entre os alunos não será prejudicado e a problemática estará resolvida. (Proposta completa)

Dados correção tradicional

As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200