[Sem título]

Tema: Proibição do uso de celular nas salas de aula

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/01/2025
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente, é visível a importância das novas tecnologias nos estudos e nas tarefas diárias de pessoas em todas as faixas etárias, principalmente entre os jovens, no entanto, também é possível ver os impactos negativos causados por elas, como a falta de pensamento próprio e criativo, causada pela dependência, e o aumento da ansiedade (Melhore a construção dessa ideia). Desse modo, a proibição do uso de celulares nas salas de aula no Brasil se torna um assunto importante, visto que impacta diretamente no desenvolvimento dos jovens.

Primeiramente, é importante analisar como os jovens atualmente estão transformando seus aparelhos em seus próprios cérebros, não se dando o trabalho de pensar por conta própria. Segundo o estatístico Edward Tufte (Vírgula) "Só há duas indústrias que chamam seus clientes de usuários: a de drogas e a de software", ilustrando a dependência não somente dos celulares, mas também das tecnologias no geral. (Melhore a relação entre as duas discussões. Faça uma abordagem produtiva) Uma vez que os estudantes encontram todas as facilidades em seus celulares, vão se afastando do pensamento próprio e criativo perdendo a capacidade de executar tarefas simples sem a ajuda de um aparelho tecnológico nas escolas e nas futuras vidas profissionais.

(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, é visto com frequência o aumento dos casos de ansiedade entre os jovens em decorrência do uso das redes sociais de modo inapropriado ou em excesso. O documentário "O dilema das redes", dirigido por Jeff Orlowski, mostra uma menina que se afasta da família e não se sente bem com a própria imagem ao se ver criticada em uma rede social, fora da ficção, os impactos desse tipo de situação são sentidos pelos jovens em todos os âmbitos, sendo um deles o escolar (Reetruture e explore essa discussão com mais clareza). Desse modo , torna-se fundamental a restrição do uso de celulares nas escolas considerando que ao terem a imagem depreciada ou a necessidade de acompanhar a todo momento alguma postagem, os jovens se afastam dos estudos e se tornam mais ansiosos. (Melhore a construção dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que os estudantes não se distanciem do seu pensamento independente e possam ficar mais focados nos estudos, cabe ao Ministério da Educação- órgão responsável por regulamentar e criar medidas para a educação no país- por meio de palestras e programas educacionais nas escolas, mostrar os impactos negativos que o uso de celulares nas salas de aula podem causar, (Justaposição) dessa forma os alunos poderão se conscientizar e apoiar a proibição do uso de celulares nas escolas no Brasil. (Proposta completa. Parágrafo frasal)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos