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Proibição do uso de celular nas salas de aula

Enviada em: 03/01/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
NÃO SOLICITADO
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Atualmente, é visível a importância das novas tecnologias nos estudos e nas tarefas diárias de pessoas em todas as faixas etárias, principalmente entre os jovens, no entanto, também é possível ver os impactos negativos causados por elas, como a falta de pensamento próprio e criativo, causada pela dependência, e o aumento da ansiedade (Melhore a construção dessa ideia). Desse modo, a proibição do uso de celulares nas salas de aula no Brasil se torna um assunto importante, visto que impacta diretamente no desenvolvimento dos jovens.

Primeiramente, é importante analisar como os jovens atualmente estão transformando seus aparelhos em seus próprios cérebros, não se dando o trabalho de pensar por conta própria. Segundo o estatístico Edward Tufte (Vírgula) "Só há duas indústrias que chamam seus clientes de usuários: a de drogas e a de software", ilustrando a dependência não somente dos celulares, mas também das tecnologias no geral. (Melhore a relação entre as duas discussões. Faça uma abordagem produtiva) Uma vez que os estudantes encontram todas as facilidades em seus celulares, vão se afastando do pensamento próprio e criativo perdendo a capacidade de executar tarefas simples sem a ajuda de um aparelho tecnológico nas escolas e nas futuras vidas profissionais.

(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, é visto com frequência o aumento dos casos de ansiedade entre os jovens em decorrência do uso das redes sociais de modo inapropriado ou em excesso. O documentário "O dilema das redes", dirigido por Jeff Orlowski, mostra uma menina que se afasta da família e não se sente bem com a própria imagem ao se ver criticada em uma rede social, fora da ficção, os impactos desse tipo de situação são sentidos pelos jovens em todos os âmbitos, sendo um deles o escolar (Reetruture e explore essa discussão com mais clareza). Desse modo , torna-se fundamental a restrição do uso de celulares nas escolas considerando que ao terem a imagem depreciada ou a necessidade de acompanhar a todo momento alguma postagem, os jovens se afastam dos estudos e se tornam mais ansiosos. (Melhore a construção dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que os estudantes não se distanciem do seu pensamento independente e possam ficar mais focados nos estudos, cabe ao Ministério da Educação- órgão responsável por regulamentar e criar medidas para a educação no país- por meio de palestras e programas educacionais nas escolas, mostrar os impactos negativos que o uso de celulares nas salas de aula podem causar, (Justaposição) dessa forma os alunos poderão se conscientizar e apoiar a proibição do uso de celulares nas escolas no Brasil. (Proposta completa. Parágrafo frasal)

Dados correção tradicional

As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200