
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Em outubro de 1988, a sociedade brasileira conheceu um dos documentos mais importantes do país: a Constituição Cidadã, que assegura o direito à educação de qualidade. No entanto, o uso irrestrito de celulares em sala de aula compromete o pleno exercício desse direito constitucional (Explique o porquê). À luz desse contexto, torna-se essencial combater não só o descontrole no uso dessas tecnologias, mas também a omissão do Estado e da comunidade escolar em regulamentar e orientar práticas pedagógicas que integrem os dispositivos móveis de forma responsável no ambiente educacional.
Diante desse cenário, a ausência de diretrizes claras para o uso de celulares fragiliza o processo de ensino-aprendizagem no Brasil. Nesse sentido, a Declaração Universal dos Direitos Humanos — promulgada em 1948 pela Organização das Nações Unidas (ONU) — garante que todos os indivíduos tenham acesso à educação que desenvolva suas potencialidades. Entretanto, no Brasil, a falta de regulamentação sobre o uso de celulares em sala de aula dificulta a criação de um ambiente educacional propício ao aprendizado, prejudicando tanto os alunos, que muitas vezes se distraem com redes sociais e jogos, quanto os professores, que enfrentam desafios para manter a atenção e o engajamento da turma. Assim, enquanto essa problemática persistir, a garantia de uma educação de qualidade continuará sendo um desafio para o sistema educacional brasileiro.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a inércia estatal dificulta o equilíbrio entre o uso pedagógico e recreativo dos dispositivos móveis. A esse respeito, o filósofo inglês John Locke desenvolveu o conceito de “Contrato Social”, pelo qual os indivíduos devem confiar no Estado, que, por sua vez, garantiria direitos inalienáveis à população. Contudo, a negligência na criação de políticas públicas para o uso responsável de celulares em escolas demonstra a incapacidade do poder público brasileiro em cumprir o Contrato Social de Locke, visto que a ausência de regulamentação não só favorece a dispersão dos estudantes (Vírgula) como também fragiliza o processo educacional (Melhore a construção dessa discussão). Desse modo, enquanto persistirem o descontrole e a desorganização no uso dessas tecnologias, a educação no Brasil continuará a enfrentar barreiras significativas para seu desenvolvimento: a desigualdade educacional.
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de adotar medidas concretas para regulamentar o uso de celulares nas salas de aula. Para isso, o governo federal, em parceria com o Ministério da Educação e as secretarias estaduais e municipais, deve implementar diretrizes nacionais que orientem o uso responsável de dispositivos móveis no ambiente escolar, promovendo a capacitação de professores para integrar essas tecnologias em práticas pedagógicas inovadoras. Paralelamente, é essencial criar campanhas educativas voltadas para alunos e responsáveis, que sensibilizem sobre os impactos positivos e negativos do uso do celular na educação. Além disso, investimentos em infraestrutura tecnológica — como plataformas educacionais e aplicativos voltados ao aprendizado — podem transformar o celular em uma ferramenta auxiliar ao ensino. Somente assim, será possível alinhar o avanço tecnológico às necessidades do sistema educacional brasileiro, garantindo o direito à educação de qualidade, conforme assegurado pela Constituição de 1988. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |