Aaa

Tema: Desafios para a valorização da herança africana no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 29/12/2024
Nota tradicional: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os Brics são um bloco geopolítico formado por países economicamente emergentes, o Brasil sendo um deles. (Melhore a coerência) Porém, mesmo avançando na economia o país verde-amarelo sofre com desafios para a valorização da herança africana em seu território (Reveja a relação entre as discussões), isso acontece por causa da estereotipização acerca do tema feita pela população. Além disso, o preconceito estrutural também dificulta a valorização.

Indubitavelmente existem mazelas para guardar a mémoria afro-brasileira no Brasil. Ademais, isso acontece por causa da estereotipização do tema pela população. Segundo a revista "Entrelugares" (Vírgula) as culturas afro-brasileiras são frequentemente representadas de forma estereotipada nas mídias (Essa discussão precisa ser mais desenvolvida).

Certamente existe uma dificuldade para valorizar a herança africana no Brasil. Adicionalmente, isso ocorre devido ao preconceito estrutural sofrido pelos negros. Um exemplo disso é visto no filme "Django Livre" que mostra as dificuldades de um homem negro que diariamente é vítima de racismo. (Desenvolva mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Logo, algo deve ser feito para valorizar a mémoria afro-brasileira no país verde-amarelo. Portanto, cabem às universidades públicas, locais de transformação social, a criação de palestras sobre o estereótipo sofrido pelas culturas negras. Outrossim, as palestras seriam feitas mensalmente de forma presencial com a ajuda de professores da história da África. Além disso, os seminários seriam divulgados nas redes sociais das faculdades e teriam como consequência habitantes mais conscientes acerca do tema. (Apresentou 4 elementos)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos