Os Brics são um bloco geopolítico formado por países economicamente emergentes, o Brasil sendo um deles. (Melhore a coerência) Porém, mesmo avançando na economia o país verde-amarelo sofre com desafios para a valorização da herança africana em seu território (Reveja a relação entre as discussões), isso acontece por causa da estereotipização acerca do tema feita pela população. Além disso, o preconceito estrutural também dificulta a valorização.
Indubitavelmente existem mazelas para guardar a mémoria afro-brasileira no Brasil. Ademais, isso acontece por causa da estereotipização do tema pela população. Segundo a revista "Entrelugares" (Vírgula) as culturas afro-brasileiras são frequentemente representadas de forma estereotipada nas mídias (Essa discussão precisa ser mais desenvolvida).
Certamente existe uma dificuldade para valorizar a herança africana no Brasil. Adicionalmente, isso ocorre devido ao preconceito estrutural sofrido pelos negros. Um exemplo disso é visto no filme "Django Livre" que mostra as dificuldades de um homem negro que diariamente é vítima de racismo. (Desenvolva mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Logo, algo deve ser feito para valorizar a mémoria afro-brasileira no país verde-amarelo. Portanto, cabem às universidades públicas, locais de transformação social, a criação de palestras sobre o estereótipo sofrido pelas culturas negras. Outrossim, as palestras seriam feitas mensalmente de forma presencial com a ajuda de professores da história da África. Além disso, os seminários seriam divulgados nas redes sociais das faculdades e teriam como consequência habitantes mais conscientes acerca do tema. (Apresentou 4 elementos)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |