A multiplicidade de culturas no Brasil se faz presente de modo muito claro, visto que vemos diversas manifestações culturais pelo país, (Justaposição) no entanto, valorizar essas culturas, especialmente a africana, é a grande dificuldade da nação. Os desafios para a valorização da herança africana no Brasil são notáveis pela tentativa de embranquecer a população no século XIX e pela desigualdade e marginalização dos afro- descendentes no país, gerando também a marginalização da cultura africana.
Em primeira análise, a tentativa de apagar a cultura africana no país data principalmente do século XIX. A pintura de Modesto Brocos, "A redenção de Cam", retrata claramente a tentativa de embranquecer a população pela retratação de uma família negra que é suprimida com o passar das gerações, como consequência da tentativa de esconder no passado uma cultura que aqui chegou muito cedo, acontece a desvalorização. Esse apagamento histórico leva a sociedade brasileira para o caminho da ignorância e negação de um povo que ajudou a formar a nação atual, (Justaposição) sendo assim, para que as heranças africanas não sejam mais destruídas e esquecidas no passado, é necessário intervenção principalmente do governo.
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, a situação dos afro- descendentes no país é muito precária, o povo é marginalizado e empurrado para os morros dos centros urbanos. Além disso, a violência policial nas comunidades espalhadas pelo Brasil, retratada na canção "Todo camburão tem um pouco de navio negreiro", de O Rapa, é mais uma maneira de silenciar esse povo (Reestruture essa discussão). O processo de marginalização, iniciado após a abolição da escravidão em 1888, trás como consequência não só a violência, mas também a contribuição para apagar e até associar com algo negativo à cultura africana no país.
(Boa estratégia coesiva) Logo, é necessário intervenção estatal, principalmente do Ministério da Igualdade Racial e Diretos humanos- órgão responsável por assegurar a igualdade no tratamento de todos os cidadãos- que deve promover (Vírgula) por meio de campanhas educativas e menos tolerância a crimes de cunho racial e cultural, o respeito e o entendimento da cultura africana no Brasil, (Justaposição) assim poderemos crescer como uma sociedade que valoriza a multiplicidade cultural da qual somos fruto. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |