[Sem título]

Tema: Desafios para a valorização da herança africana no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 26/12/2024
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em sua obra "Ensaio sobre a cegueira ", o escritor português José Saramago usa a expressão "cegueira branca" para referir-se à nação que finge não enxergar os problemas presentes em seu meio social. Externo à literatura, a crítica do autor é verificada na desvalorização da herança africana no Brasil, visto que, (Sem vírgula) na a sociedade brasileira percebe-se os desafios e não se preocupa com esse problema (Melhore a construção dessa ideia). Diante disso, é fundamental analisar as principais causas dessa adversidade: o silenciamento midiático e a omissão governamental.

Primeiramente, deve-se destacar o descaso midiático como um dos fatores ligados à desvalorização da cultura da África. Segundo o historiador Aldous Huxley, os fatos não se tornam inexistentes quando ignorados. Sob esse viés, a ideia sobredita se aplica no âmbito nacional, haja vista que a mídia silencia em apresentar a história dos africanos na internet, no qual é fulcral os brasileiros aprender e ter conhecimento do contexto dos ancestrais, pois no passado foram obrigados a sair de suas terras para ser escravizados pelos portugueses (Melhore a apresentação dessa discussão). Nesse sentido, nas redes sociais não é observado esse contexto pela mídia, pois não dá visibilidade a cultura afro, como também, não fala dos problemas sociais como o racismo (Cuidado ao fazer essa afirmação), em que na atualidade a internet mostra a valorização de outras culturas, como dos portugueses que vieram para o Brasil. Desse modo, em razão do silenciamento dos meios de comunicação, o revés continua no corpo social.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, vale ressaltar de que maneira a negligência do Estado fomenta essa dificuldade de valorizar a cultura afro-brasileira. A partir disso, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman utiliza o termo "Instituição Zumbi" para simbolizar as entidades que não cumprem seu papel previamente estabelecido. Seguindo o raciocínio, é possível compreender o Poder Executivo como o exemplo da ideia do expoente da Sociologia, uma vez que não cumpre sua função de  dar dignidade a demonstrar a história da ancestralidade nas escolas, porque é crucial crianças e adolescentes saber todo o contexto da origem dos negros, para não houver estereótipos de que vivem realmente em um país de origem dos africanos e não dos brancos (Reestruture essa discussão). Ademais, em colégios, na matéria de História,não é visto o aprendizado sobre a originalidade dos negros, mas é contextualizado sobre a população portuguesa. Sendo assim, a conduta governamental exige ser refomulada com o intuito de todos os cidadãos aprender sobre a origem da população negra.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são importantes para resolver esse impasse: Urge o Governo Federal criar projetos e palestras, por meio das escolas. Tal medida tem de ser feita para mostrar a identidade africana. Assim, superá a "cegueira" de que Saramago dissertou. (Apresentou 4 elementos)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos