Desafios para a valorização da herança africana no Brasil feito por Maisa

Tema: Desafios para a valorização da herança africana no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 21/12/2024
Nota tradicional: 680
Nota IA: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Brasil é um país amplamente miscigenado, o povo africano trouxe uma bagagem enriquecedora para nós, porém, alguns estereótipos fazem com que a herança africana não seja valorizada o quanto deveria ser. (Parágrafo frasal. Melhore a contextualização do tema)

Desde o período da colonização os africanos foram vistos como objetos de trabalho sendo escravizados e tendo seus direitos sucumbidos pela elite branca.
Essa dominação prevaleceu por muito tempo até a abolição da escravatura (Vírgula) desde então os africanos tiveram seus direitos um pouco mais garantidos, ainda assim em pleno século XXI vemos a disparidade em diversos setores como no mercado de trabalho, universidades, cargos de comando, na maioria das vezes o número de negros é inferior ao de brancos nesses espaços (Salto temático). O povo africano trouxe para o território brasileiro uma herança muito importante que muitas vezes passa despercebida, desde as comidas, tradições e hábitos que se incorporaram a cultura brasileira. (Reestruture essa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma se faz-se necessário que o governo procure incentivar meios de valorização à herança africana no Brasil em diversos locais como: museus, escolas, teatros, cinemas, colocando em cartaz filmes onde a herança africana seja vista como um patrimônio muito importante para o nosso país. (Apresentou 2 elementos)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 80 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos