[Sem título]

Tema: Desafios para a valorização da herança africana no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 21/12/2024
Nota tradicional: 760
Nota IA: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No que concerne ao tema "herança africana", é possível afirmar que há um desabono, já que essa parte tão importante na história da nação brasileira muitas vezes acaba no esquecimento do povo ou sequer é de conhecimento de muitos. Nesse contexto, é válido avaliar os problemas e encontrar soluções cabíveis para o caso.

Em primeira instância, sobrepõe-se o fato de que uma enorme parte da história do Brasil foi construída e existe por causa dos africanos que anteriormente foram trazidos ao país por escravistas, em navios negreiros, e grande parte da cultura da pátria se deve ao que trouxeram de costumes e visões de mundo, como: culinária, dança, religião e até a língua portuguesa que recebeu uma forte influência vinda do continente africano. (Explore mais a discussão)

Segundo Joel Rufino, escritor, "A África brasileira existe, a questão é a visibilidade.” O ponto (Vírgula) ao analisar a problemática, se dá devido ao racismo estrutural e ao preconceito que estão enraizados e modelam a sociedade até hoje, assim como a ausência de um ensino que preze e traga mais reconhecimento nas escolas. (Explore a discussão de modo mais produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto, cabe ao Poder Legislativo - responsável por criar e fiscalizar as leis que regem o país - promover leis mais rígidas, a fim de mitigar o racismo, juntamente ao ministério da educação que deve proporcionar mais conteúdos educacionais que promovam uma valorização da cultura africana nas instituições de ensino, assim contribuindo para um sistema mais igualitário. (Parágrafo frasal. Faltou apresentar o meio/modo)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos