A desvalorização da cultura afro-brasileira

Tema: Desafios para a valorização da herança africana no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 17/12/2024
Nota tradicional: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Após a morte do apresentador Silvio Santos, alguns trechos antigos de seu programa começaram a viralizar na web. Em um deles, uma criança negra diz para Silvio que desejava se tornar a atriz, em resposta, ele diz "com esse cabelo?". (Melhore a construção e relação dessa discussão) É notório que a desvalorização da cultura africana ainda é um desafio presente no Brasil

A inferiorização e demonização de manifestações culturais de matriz africana, (Sem vírgula) está enraizada na história da nossa sociedade. Na época da primeira república, qualquer dança, religião, instrumento, (Sem vírgula) que tivesse fosse de matriz africana, foi censurado e criminalizado. Por esse viés, podemos destacar a contribuição do eurocentrismo para a construção desse problema. (Reestruture e explore a discussão com clareza) 

Segundo o G1, a cantora Anitta (Vírgula) ao fazer referência à religião de matriz africana, foi vítima de intolerância religiosa. A artista (Vírgula) que é adepta ao candomblé, perdeu também mais de 200 mil seguidores nas redes sociais. Em um país onde a herança africana é tão rica e presente, se torna visível a ausência do conhecimento sobre a cultura afro-brasileira, e isso, (Sem vírgula) é um dos obstáculos para sua valorização.

(Boa estratégia coesiva) Assim, é evidente que novas formas de ensino devem ser implementadas pelo Ministério Da Educação- órgão responsável pelas políticas educacionais- para que os alunos, como futuros cidadãos, entendam e valorizem a importância dessa cultura no Brasil. (Apresentou 4 elementos válidos. Parágrafo frasal)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos