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Desafios para a valorização da herança africana no Brasil

Enviada em: 16/12/2024

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
NÃO SOLICITADO
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Na obra “Utopia”, de Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita e em harmonia, a qual é livre de conflitos. Entretanto, fora da ficção a sociedade contemporânea está longe disso, haja vista que a desvalorização da herança africana é um dos obstáculos para essa perfeição. Nesse contexto, fica evidente que essa problemática é agravada pela falta de acesso da população negra em acessar (Use sinônimos) seus direitos de expressar sua cultura e pela ineficácia dos ambientes educacionais em ensinar sobre a importância da cultura africana no país.

Em primeira análise, é preciso observar que a dificuldade da população negra em ter acesso a seus direitos básicos, como praticar sua cultura sem sofrer algum tipo de preconceito, é resultado da baixa atuação dos setores governamentais (Desenvolva mais esse argumento). Nesse sentido, de acordo com Thomas Hobbes, é dever do Estado garantir os direitos da população, fato que não acontece no Brasil devido à ineficácia das leis.

(Boa estratégia coesiva) Nesse viés, o filme “Preciosa” conta a história de uma jovem afro-americana que acaba abandonando a escola devido ao racismo que sofria. Dessa forma, é possível observar a ineficácia dos ambientes escolares em ensinar a população sobre a importância da herança deixada pelos povos africanos no país, contribuindo com o aumento do preconceito e a desvalorização cultural. (Melhore a relação entre a discussão e o tema)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que essa situação seja dissolvida. Para isso, cabe ao Ministério da Educação, órgão responsável por garantir educação de qualidade, promover palestras nas escolas que abordam temas sobre a história e cultura afro brasileira. paralelamente, os veículos midiáticos (Vírgula) por meio das redes sociais (Vírgula) devem promover campanhas sobre a questão racial, com o objetivo de educar a população sobre o tema. Somente assim, a população brasileira chegará mais perto da “Utopia” (Vírgula) descrita por More. (Proposta completa)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200