Na obra “Utopia”, de Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita e em harmonia, a qual é livre de conflitos. Entretanto, fora da ficção a sociedade contemporânea está longe disso, haja vista que a desvalorização da herança africana é um dos obstáculos para essa perfeição. Nesse contexto, fica evidente que essa problemática é agravada pela falta de acesso da população negra em acessar (Use sinônimos) seus direitos de expressar sua cultura e pela ineficácia dos ambientes educacionais em ensinar sobre a importância da cultura africana no país.
Em primeira análise, é preciso observar que a dificuldade da população negra em ter acesso a seus direitos básicos, como praticar sua cultura sem sofrer algum tipo de preconceito, é resultado da baixa atuação dos setores governamentais (Desenvolva mais esse argumento). Nesse sentido, de acordo com Thomas Hobbes, é dever do Estado garantir os direitos da população, fato que não acontece no Brasil devido à ineficácia das leis.
(Boa estratégia coesiva) Nesse viés, o filme “Preciosa” conta a história de uma jovem afro-americana que acaba abandonando a escola devido ao racismo que sofria. Dessa forma, é possível observar a ineficácia dos ambientes escolares em ensinar a população sobre a importância da herança deixada pelos povos africanos no país, contribuindo com o aumento do preconceito e a desvalorização cultural. (Melhore a relação entre a discussão e o tema)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que essa situação seja dissolvida. Para isso, cabe ao Ministério da Educação, órgão responsável por garantir educação de qualidade, promover palestras nas escolas que abordam temas sobre a história e cultura afro brasileira. paralelamente, os veículos midiáticos (Vírgula) por meio das redes sociais (Vírgula) devem promover campanhas sobre a questão racial, com o objetivo de educar a população sobre o tema. Somente assim, a população brasileira chegará mais perto da “Utopia” (Vírgula) descrita por More. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |