"Utopia", a famosa obra do escritor britânico Thomas More, retrata uma sociedade perfeita, livre de mazelas sociais. No entanto, a realidade brasileira é adversa à idealizada na obra, pois os desafios para a valorização da herança africana no Brasil, (Sem vírgula) é uma problemática existente. Assim, é possível identificar duas principais causas para essa conjuntura: a omissão governamental e as desigualdades sociais e racionais.
Antes de tudo, percebe-se um evidente descaso governamental em relação a essa questão. A Constituição Federal de 1988 estabelece que é dever do Estado garantir a todos os cidadãos o direito à cultura e identidade, contra qualquer forma de negligência. Contudo, essa premissa parece ter sido esquecida, visto que são mínimos os esforços para manter a representação das culturas africanas em nosso país (Explore esse argumento com mais clareza. Apresente dados). Dessa forma, o direito à identidade é negligenciado, fazendo-se ser esquecido grande parte de nossos registros nacionais.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é importante destacar as desigualdades sociais e racionais nesse contexto. De acordo com Hanna Arendt (Vírgula) "A essência dos direitos humanos é o direito a ter direitos". No entanto, essa máxima representa uma condição atemporal comportamental da sociedade, visto que muitas vezes, (Sem vírgula) os próprios afro-brasileiros não conseguem ter acesso à artes e exposicsobre sua própria cultura (Apresente essa discussão com mais clareza). Diante do exposto, é possível identificar que esse problema fere o direito à cultura.
(Boa estratégia coesiva) Verifica-se portanto, a necessidade de enfrentar os obstáculos ligados à valorização do legado de crenças africanas. Desse modo, urge que o Ministério Público, (Sem vírgula) tanto implemente leis, quanto promova campanhas sobre o tema. Essas ações estratégicas, executadas por meio de mídias sociais, têm como objetivo garantir a valorização das heranças africanas no Brasil. Desse modo, a coletividade alcançará a Utopia de More. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |