[Sem título]

Tema: Desafios para a valorização da herança africana no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 12/12/2024
Nota tradicional: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É fácil perceber que a cultura brasileira foi, e muito, influenciada pela cultura dos povos africanos. No entanto, o legado e a herança deixados pelos africanos não são valorizados e reconhecidos pelos brasileiros. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em primeiro lugar, é válido destacar a discriminação e o preconceito contra os povos de origem africana como um fator que legitima a desvalorização da cultura desses povos (Melhore a construção dessa discussão). Durante um longo período da nossa história, os negros foram vistos como uma raça inferior. O preconceito e a discriminação persistem até os dias atuais (Essa discussão precisa ser mais desenvolvida) e apresentam o grande desafio de serem superados.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a falta de discussões e debates sobre a importância do legado deixado pelos povos africanos à nossa cultura (Cite um exemplo para reforçar esse argumento) representa outro fator que justifica a desvalorização da cultura desses povos. A falta de conhecimento da cultura africana faz com que o preconceito e as discriminações se perpetuem. Desta forma, faz-se mister conhecer a importância que a cultura africana teve na formação da cultura brasileira.

Segundo Hellen Keller, o resultado mais sublime da educação é a tolerância. Desse modo, cabe ao Ministério da educação promover, por meio de palestras nas escolas e faculdades, a reflexão a respeito da desvalorização da cultura africana no país para que ela possa ser devidamente reconhecida e valorizada. (Faltou apresentar o detalhamento)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos