A Constituição Federal de 1988 prevê, em seu artigo 215, o direito ao reconhecimento de todo tipo de patrimônio e manifestação cultural. Entretanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase, na prática, ao observar os desafios para a valorização da herança africana no Brasil, evitando, desse modo, a universalização desse direito social (Excelente. Repertório legitimado e com uso produtivo). Nesse sentido, observa-se um delicado problema que tem como causas a negligência governamental e a sensação de superioridade.
Numa primeira análise, deve-se destacar a negligência governamental (Cite exemplos). Nesse contexto, tal situação gera problemas como a desigualdade social, desconhecimento cultural e exclusão de marcos importantes na história brasileira (Essa discussão precisa ser mais desenvolvida). Essa conjuntura, segundo o filósofo John Locke, configura-se como violação do contrato social, já que o Estado não cumpre sua função de reconhecer a herança desses povos, o que, lamentavelmente, é evidente no país.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar a sensação de superioridade. (Truncamento) De maneira, (Sem vírgula) que a inferiorização do legado afro não só resulta em um aumento de estereótipos, mas também no aumento do racismo, vigente desde a época do Brasil colônia, sob o domínio de Portugal. Segundo George Santayna, aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo. Logo, é de extrema necessidade implementar melhorias quanto a esse aspecto. (Melhore a relação entre as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, diante da difícil realidade dos desafios para valorização da herança afro-brasileira, que é crucial considerar que uma solução requer uma abordagem multifacetada (Problemas na construção sintática). Em vista disso, o Governo Federal, encarregado de organizar o funcionamento do Estado, deve promover políticas públicas que estimulem o conhecimento e o valor africano, mediante a inserção de matérias educacionais que mostrem a relevância da história, cultura e legado africano. Tal medida tem o objetivo de diminuir a desigualdade social e reconhecer a importância desse grupo. Desse modo, somente com um esforço conjunto entre o Estado e a sociedade civil será possível vislumbrar um futuro com maior equidade e respeito à diversidade. (Apresentou os 5 elementos válidos)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |