O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira Mendes, em 1889, adaptou o lema “Ordem e Progresso” não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação que, atualmente, enfrenta significativos estorvos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, entre eles, os desafios impostos para a valorização da herança africana no Brasil, (Sem vírgula) representam uma antítese à máxima do símbolo pátrio, pois é uma questão recorrente no país. Esse lastimável panorama é calcado na inoperância estatal e na alienação social.
Precipuamente, vale ressaltar que a débil ação do poder público possui íntima relação com o revés. Acerca disso, Thomas Hobbes, em seu livro “Leviatã”, defende a obrigação do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso do corpo social. As autoridades, todavia, vão de encontro com a ideia de Hobbes, visto que possuem uma postura inerte em relação à ausência de ações para a valorização da população negra e, por consequência disso, verifica-se um latente racismo estrutural, pois não existem políticas públicas (Vírgula) como a inserção do ensino da cultura afro nas escolas (Verifique esse argumento. Será que não existe a inserção mesmo?). Desse modo, é inadiável que a assistência a esses cidadãos seja alcançada a partir de medidas governamentais.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, uma grande parcela da população se mostra alienada. O intitulado “Paradoxo da Moral” é um livro escrito pelo musicólogo Vladimir Jonkélévitch para exemplificar a cegueira ética do homem moderno, ou seja, a passividade das pessoas frente aos impasses enfrentados pelo próximo. Sendo assim, percebe-se que os obstáculos à valorização da comunidade preta encontra um forte alicerce na estagnação social. Essa situação ocorre porque, infelizmente, a sociedade não se movimenta em prol da erradicação da problemática, pelo contrário, ela adquire uma posição individualista, por não mensurar o quão grave é a discriminação racial (Reestruture e explore essa discussão com mais clareza). Logo, é essencial superar esses preceitos que atestam, sobretudo, um cenário intolerante.
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, que medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço dessas adversidades. Destarte, o Governo Federal, responsável por administrar o povo e os interesses públicos, com o apoio do Ministério da Educação, a partir de medidas governamentais destinada à pasta, deve incluir no currículo escolar uma matéria voltada para o estudo da cultura, das tradições e costumes africanos. Essa ação será realizada com o intuito de promover a herança africana e, consequentemente, solucionar o racismo estrutural, para que também a sociedade não naturalize a tolerância que a permeia. Somente assim, o Brasil será a nação da ordem e do progresso, como proferiu Raimundo Teixeira Mendes. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |