Lucimara 360

Tema: Desafios para a valorização da herança africana no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 08/12/2024
Nota tradicional: 640
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com o sociólogo e ativista dos direitos humanos brasileiros Herbert José de Sousa ( Betinho) (Vírgula) "um país não muda pela sua economia, sua política e nem mesmo sua ciência, muda sim pela sua Cultura. (Onde a citação termina?) De fato para mudar a realidade da nação engloba um todo , mas no Brasil somente alguns tipos de culturas ganham relevância e "esquecem" da africana que faz parte da história do país quando é lembrada somente na época da escravidão (Melhore a construção dessa ideia). Essa parte cultural acaba sendo ignorada pela própria população brasileira causada (Melhore a coerência) por antigos pensamentos e invisibilidade social.

Analisando o cenário atual , essa desinformação está baseada por antigos pensamentos que somente a cultura Europeia, Egípcia, Grega são importantes por estar retratada em museus e livros espalhadas pelo mundo .Para corroborar o que foi mencionado acima (Vírgula) é válido lembrar a frase dita por Bob Marley" um povo sem conhecimento, saliência de seu passado histórico, origem e cultura é como uma árvore sem raízes". (Explore mais a discussão)

Dessa forma, fica evidente essa invisibilidade social culturas africanas não existe ensinamentos nas escolas como a capoeira, que é uma dança típica veio junto com os escravos da África, Candomblé e Umbanda religiões afro brasileiras são mal vistas pelo brasilico. (Parágrafo frasal. Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Portanto para mitigar esse efeito negativo cultural que o afro - brasileiro tem (Vírgula) seria importante começando pelas escolas (Vírgula) aprofundar temas ligados à África (Vírgula) expor mais no teatro, cinema, internet para que a cultura africana também seja reconhecida como algo importante para o país. (Parágrafo frasal. Apresetou 2 elementos válidos)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos