
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
A Constituição de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê, em seu artigo 6°, o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Contudo, esse conceito não tem se reverberado com ênfase, na prática, quando se observa os desafios para a valorização da herança africana no Brasil, o qual causa grandes problemas para os cidadãos brasileiros que não conhecem a história do próprio país. Tal impasse está relacionado à carência de medidas governamentais e ao preconceito sempre presente na sociedade. Logo é algo que precisa ser resolvido.
Em primeira análise, deve-se ressaltar a ineficaz ação do poder governamental enquanto mantenedora da problemática. Acerca disso, o filósofo inglês Thomas Hobbes, no seu livro "Leviatã", defende a incumbência do Estado de promover meios que auxiliem no progresso da coletividade. As autoridades (Vírgula) entretanto, não vão de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que não realizam as devidas ações para a valorização da herança africana (Cite exemplos. Explore mais essa discussão). Como exemplo disso visa-se a ausência de uma disciplina da cultura africana e a desvalorização do dia da Consciência Negra. Essa realidade prejudica os brasileiros que acabam não conhecendo a história do próprio país.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, nota-se como o preconceito sempre presente na sociedade é um alicerce da temática abordada. Sob esse viés, pode-se citar a cololização do Brasil que usou os africanos como mão de obra escrava e assim eles foram vistos como inferiores na sociedade (Melhore a construção dessa discussão). Sob esse aspecto pode-se citar o filme "100 anos de escravidão" (Vírgula) no qual mostra a grande violência que os escravos passavam e o despreso que sofriam. Esse pensamento preconceituoso ainda é visto no contexto hordieno, pois muitas pessoas não reconhecem a importância dos africanos (Desenvolva essa discussão com mais clareza) e rejeitam suas características.
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se portanto, a necessidade de resolver tais problemas. Cabe ao poder governamental Legislativo, instância de ação legislativa, promover ações voltadas para a valorização da cultura africana, mediante a criação de uma lei que visa uma disciplina específica sobre a herança africana e a devida comemoração do Dia da Consciência Negra, a fim dos brasileiros conhecerem e valorizarem a própria história. Paralelamente o Ministério de Educação, principal órgão de ensino de qualidade, com as escolas, deve conscientizar a população, mediante palestras e campanhas educativas, a fim de acabar com o preconceito por parte da população sobre os africanos. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |