Alicerces da problemática - Corrige Aqui

Desafios para a valorização da herança africana no Brasil

Enviada em: 07/12/2024

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
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A Constituição de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê, em seu artigo 6°, o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Contudo, esse conceito não tem se reverberado com ênfase, na prática, quando se observa os desafios para a valorização da herança africana no Brasil, o qual causa grandes problemas para os cidadãos brasileiros que não conhecem a história do próprio país. Tal impasse está relacionado à carência de medidas governamentais e ao preconceito sempre presente na sociedade. Logo é algo que precisa ser resolvido.

Em primeira análise, deve-se ressaltar a ineficaz ação do poder governamental enquanto mantenedora da problemática. Acerca disso, o filósofo inglês Thomas Hobbes, no seu livro "Leviatã", defende a incumbência do Estado de promover meios que auxiliem no progresso da coletividade. As autoridades (Vírgula) entretanto, não vão de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que não realizam as devidas ações para a valorização da herança africana (Cite exemplos. Explore mais essa discussão). Como exemplo disso visa-se a ausência de uma disciplina da cultura africana e a desvalorização do dia da Consciência Negra. Essa realidade prejudica os brasileiros que acabam não conhecendo a história do próprio país.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, nota-se como o preconceito sempre presente na sociedade é um alicerce da temática abordada. Sob esse viés, pode-se citar a cololização do Brasil que usou os africanos como mão de obra escrava e assim eles foram vistos como inferiores na sociedade (Melhore a construção dessa discussão). Sob esse aspecto pode-se citar o filme "100 anos de escravidão" (Vírgula) no qual mostra a grande violência que os escravos passavam e o despreso que sofriam. Esse pensamento preconceituoso ainda é visto no contexto hordieno, pois muitas pessoas não reconhecem a importância dos africanos (Desenvolva essa discussão com mais clareza) e rejeitam suas características.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Depreende-se portanto, a necessidade de resolver tais problemas. Cabe ao poder governamental Legislativo, instância de ação legislativa, promover ações voltadas para a valorização da cultura africana, mediante a criação de uma lei que visa uma disciplina específica sobre a herança africana e a devida comemoração do Dia da Consciência Negra, a fim dos brasileiros conhecerem e valorizarem a própria história. Paralelamente o Ministério de Educação, principal órgão de ensino de qualidade, com as escolas, deve conscientizar a população, mediante palestras e campanhas educativas, a fim de acabar com o preconceito por parte da população sobre os africanos. (Proposta completa)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200