A herança negada - Corrige Aqui

Desafios para a valorização da herança africana no Brasil

Enviada em: 06/12/2024

Status da correção:
Correção Tradicional
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Inteligência Artificial
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Iara - Correção por Inteligência Artificial

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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
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A LDB (leis das diretrizes e bases da educação nacional) considera a promoção e valorização das heranças, culturas e histórias afro-brasileiras como um dos princípios da educação nacional. Contudo, são notórios os grandes empecilhos à efetivação dessa política, haja visto tema ser envolto ainda em preconceitos e desconhecimentos. Assim, são necessárias ações por parte do poder público para que a educação (sobretudo) seja vetor de combate às diversas formas de descriminação e racismo e promoção do legado africanos em terras brasileiras.

A escritora e militante do movimento negro Djamila Ribeiro (Vírgula) em sua obra "manual antirracista" (Vírgula) cita a importância de que lugar damos à herança africana no Brasil como um ponto de (não) combate ao racismo. Tradicionalmente, a educação tem enfocado os sujeitos negros como objetos passivos, trazidos e dispostos conforme a vontade e iniciativa do colonizador branco. Contudo, outras perspectivas no âmbito histórico tem destacado esses sujeitos em suas ações para preservar e resguardar seus modos de vida, suas culturas e ressignificá-las em novos espaços. Ao invés de simples vítimas, podemos então lançar novas perspectivas e olhar o africano e seus descendentes como perpetradores de resistência contra as opressões do sistema escravista. (Melhore o desenvolvimento dessa discussão)

Embora essas novas perspectivas e suas instrumentalizações se fortaleçam, existem ainda inúmeros desafios à valoração da herança africana no Brasil. Em diversas formas, o preconceito se manifesta, como em ataques à herança religiosa (candomblé, umbanda, terreiro de mina), à herança genética e estética (preconceito contra a cor da pele, textura do cabelo, traços típicos negroides, vestimentas e adereços afros). Todos esses tipos de ataque se constituem não apenas como manifestações do racismo, mas ferem as próprias bases da sociedade democrática de direito (Desenvolva mais essa ideia). A própria LDB coloca o combate a todas as formas de discriminação como uma ação e esforço de natureza coletiva. 

Em conforme conformidade com o discorrido, é imprescindível uma série de ações do poder público para que a valorização da herança afro-brasileira não se torne apenas letra morta da lei. Cabe ao governo federal, como articulador das políticas em nível nacional, promover eventos, fóruns, simpósios e congêneres sobre o tema para escutar a população (de maioria negra) sobre como podemos valorizar o legado afro. Assim, em consonância com as outras esferas de poder, poder-se-á concatenar políticas gerais, e ainda assim atender as demandas locais. Também é salutar proteger e resguardar manifestações, patrimônios e saberes (como a capoeira, os quilombos, os terreiros, o samba) e promover conscientizações diversas contra o racismo, assim como punir exemplarmente seus casos. Assim, através da ação coletiva, o Brasil como um todo poderá, em atitude de reparação histórica, valorizar e apreciar o seu vasto legado africano. (Proposta completa)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200