
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
A LDB (leis das diretrizes e bases da educação nacional) considera a promoção e valorização das heranças, culturas e histórias afro-brasileiras como um dos princípios da educação nacional. Contudo, são notórios os grandes empecilhos à efetivação dessa política, haja vista o tema ser envolto ainda em preconceitos e desconhecimentos. Assim, são necessárias ações por parte do poder público para que a educação (sobretudo) seja vetor de combate às diversas formas de descriminação e racismo e promoção do legado africanos em terras brasileiras.
A escritora e militante do movimento negro Djamila Ribeiro (Vírgula) em sua obra "manual antirracista" (Vírgula) cita a importância de que lugar damos à herança africana no Brasil como um ponto de (não) combate ao racismo. Tradicionalmente, a educação tem enfocado os sujeitos negros como objetos passivos, trazidos e dispostos conforme a vontade e iniciativa do colonizador branco. Contudo, outras perspectivas no âmbito histórico tem destacado esses sujeitos em suas ações para preservar e resguardar seus modos de vida, suas culturas e ressignificá-las em novos espaços. Ao invés de simples vítimas, podemos então lançar novas perspectivas e olhar o africano e seus descendentes como perpetradores de resistência contra as opressões do sistema escravista. (Melhore o desenvolvimento dessa discussão)
Embora essas novas perspectivas e suas instrumentalizações se fortaleçam, existem ainda inúmeros desafios à valoração da herança africana no Brasil. Em diversas formas, o preconceito se manifesta, como em ataques à herança religiosa (candomblé, umbanda, terreiro de mina), à herança genética e estética (preconceito contra a cor da pele, textura do cabelo, traços típicos negroides, vestimentas e adereços afros). Todos esses tipos de ataque se constituem não apenas como manifestações do racismo, mas ferem as próprias bases da sociedade democrática de direito (Desenvolva mais essa ideia). A própria LDB coloca o combate a todas as formas de discriminação como uma ação e esforço de natureza coletiva.
Em conforme conformidade com o discorrido, é imprescindível uma série de ações do poder público para que a valorização da herança afro-brasileira não se torne apenas letra morta da lei. Cabe ao governo federal, como articulador das políticas em nível nacional, promover eventos, fóruns, simpósios e congêneres sobre o tema para escutar a população (de maioria negra) sobre como podemos valorizar o legado afro. Assim, em consonância com as outras esferas de poder, poder-se-á concatenar políticas gerais, e ainda assim atender as demandas locais. Também é salutar proteger e resguardar manifestações, patrimônios e saberes (como a capoeira, os quilombos, os terreiros, o samba) e promover conscientizações diversas contra o racismo, assim como punir exemplarmente seus casos. Assim, através da ação coletiva, o Brasil como um todo poderá, em atitude de reparação histórica, valorizar e apreciar o seu vasto legado africano. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |