Na Constituição Federal de 1988 (Vírgula) retrata, no artigo 3 , que é dever do Estado promover uma sociedade justa e solidária. Entretanto, essa norma não está sendo aplicada na realidade, visto que ainda há desafios para valorização das heranças africanas no Brasil. Dessa forma, a lacuna educacional de a cultura enraizada devem ser analisados.
Em primeira análise, é válido ressaltar que a lacuna educacional é pioneira desse problema. Para o educador Paulo Freire (Vírgula) " a educação conscientizar os jovens sobre o problemas socias. Ao relacionar essa frase com a realidade, vemos não é cumprida uma vez que as escolas não promovem aulas e nem palestras que visam a conscientização da cultura afro-brasileira (Cuidado ao fazer essa afirmação). Como consequência, promovem desvalorização cultural e da identidade africana (Melhore essa construção).
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a cultura enraizada é um fator persistente na sociedade. Para o sociólogo Victor Hugo " a tolerância é a melhor das religiões". Contudo, desde o período colonial a herança cultural não recebe o apoio da sociedade (Essa discussão precisa ser mais desenvolvida). Diante disso, as crenças como o Candomblé sofrem discriminações e preconceitos, considerando muita vezes como algo do " demônio".
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe a resolver esse problema. Para isso , o ministério da cultura, (Sem vírgula) deve promover campanhas informacionais direcionadas à valorização da cultura afro-brasileira, por meio de ubas da união, provenientes do fundo rotativo dos orçamentos anuais. Dessa forma a herança cultural será conscientizada para a população. Logo o problema será amenizado como propôs a Constituição Federal. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |