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Desafios para a valorização da herança africana no Brasil

Enviada em: 03/12/2024

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
NÃO SOLICITADO
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Em "O Brasil que vem aí", poema escrito pelo sociólogo Gilberto Freyre, é evidenciada a esperança do autor em vivenciar um país mais tolerante, unido e harmônico. No entanto, a realidade brasileira se distancia do esperado no poema, uma vez que a desvalorização da herança de origem africana impede o avanço social da nação (Muito bem. Relacionou o repertório com o tema). Diante do exposto, é perceptível que tal problemática é causada pelos seguintes fatores: a negligência estatal e a ausência de estudos sobre os povos africanos em sala de aula.

Sob primeira análise, vale salientar que ainda há o desinteresse do Estado em pautas como a valorização do legado africano. De acordo com o conceito da historiadora Lilia Schawcz, a "política de negação" basea-se na falta de atuação das instituições governamentais em questões de importância para a sociedade. Nesse contexto, é notável que a não interferência do Estado em causas relevantes (Cite quais causas) é oriunda da solução de problemas que mereçam "mais importância", o que gera uma invisibilidade e o preconceito com esses indivíduos.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, as lacunas educacionais são barreiras que dificultam o aprendizado qualificado da cultura africana. Segundo o filósofo e matemático Pitágoras, é necessário educar as crianças para não precisar punir os adultos. Dessa forma, é fulcral entender que a origem do descuido com esse tipo de ensino tem origem nas tradições brasileiras (Não desenvolveu com clareza o tipo de descuido com o ensino. Reestruture). Consequentemente, as crianças são impedidas de terem acesso à pluralidade cultural devido à intolerância enraizada.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, são necessárias medidas para a reversão da desvalorização da herança africana no Brasil. Cabe ao Ministério da Educação incentivar a abordagem de tais povos por meio da promoção de palestras e rodas de conversa, a fim de conscientizar o público infantil sobre os vestígios existentes até hoje em nossa realidade. Ao por em prática tais ações, a esperança do sociólogo será concretizada, e tradições afro-brasileiras serão valorizadas. (Muito bem. Apresentou os 5 elementos válidos)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200