Atualmente, após muitos anos, a Constituição brasileira definiu como feriado nacional, 20 de novembro, o dia da Consciência Negra. Data essa que nunca teve sua devida visibilidade. Essa colocação mostra que nossa herança histórica nunca foi devidamente valorizada. (Explore o repertório de modo produtivo)
A partir disso, devemos criticar a falta de atenção e valorização às nossas raízes, que sempre foram cobertas pela desigualdade social é preconceito. Na música "Corra", do compositor Djonga, é descrito a falta de oportunidade de povos de maior vulnerabilidade social, e principalmente os negros enfrentam na sociedade. Assim como na letra, é vivenciado diversos casos de desigualdade social que são vividos diariamente por milhares de pessoas. (Melhore a relação entre as discussões e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, sabemos que o racismo estrutura uma sociedade que luta por seus diretos básicos, como a liberdade de expressão, identidade cultural e social. A discriminação por classe e cor é predominante no Brasil. Um grande exemplo disso é a taxa de negros que são mortos anualmente (Essa discussão precisa ser mais explorada), de acordo com os dados estatísticos do IBGE (Desenvolva a sigla).
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é necessário uma ação que valorize a nossa etnia, mostre sua importância histórica e conscientize a população à respeito da problemática. É dever governamental cuidar da visibilização e importância da nossa história e cultura, começando pela educação nas escolas e trazendo visibilidade nas mídias. (Apenas 2 elementos válidos)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser exploradas com mais clareza ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |