“Todo Mundo Odeia o Chris” E Os Desafios Para A Valorização Da Herança Africana No Brasil

Tema: Desafios para a valorização da herança africana no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/12/2024
Nota tradicional: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na série "Todo Mundo Odeia o Chris" (Vírgula) escrita por Chris Rock, o protagonista sofre bullying e opressão de outros estudantes por ser o único aluno negro em sua escola. Em uma alusão com a realidade, o racismo estrutural e a baixa representatividade de negros na mídia (Melhore a relação com o repertório apresentado) acarreta em desafios contra a valorização das raízes étnicas e culturais da população afro-brasileira, sendo fundamental discorrer sobre a problemática em busca de possíveis soluções.

Primeiramente, o racismo estrutural intrínseco na sociedade brasileira contribui para a desvalorização da herança africana no Brasil. A escravidão presente no Brasil Colônia enraizou o racismo contra os povos africanos e trouxe elementos culturais ao país, atualmente presentes na sociedade brasileira (Essa discussão precisa ser mais desenvolvida). O fato histórico contextualiza a perpetuação do estigma cultural no Brasil, que inviabiliza a herança africana das populações afro-brasileiras por sua etnia (Explore essa discussão com clareza). Além disso, a ausência de iniciativas de combate ao preconceito cultural é ainda mais danosa, demonstrando a negligência governamental contra a população afro-brasileira.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a invisibilização desta população também se estende a níveis midiáticos, havendo baixa representatividade de pessoas de cor. Carolina Maria de Jesus, autora do livro "Quarto de Despejo", é um dos poucos exemplos de personalidades negras que receberam a oportunidade de expressar suas experiências pessoais, narrando sua vivência nas favelas como mãe solteira​​​​​​​ (Salto temático). Entretanto, atualmente a autobiografia da autora é pouco lembrada, raramente recebendo o devido reconhecimento. O esquecimento de "Quarto de Despejo" juntamente com a herança africana evidencia a busca de medidas para solucionar este desafio. (Repertório legitimado. No entanto, não é pertinente ao tema)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Estado brasileiro unido ao Ministério da Cultura, por meio das mídias digitais e veículos de comunicação, promoverem a valorização da cultura afro-brasileira. O modo de execução pode ser realizado por campanhas e propagandas que valorizes elementos diversos da cultura, exaltando personalidades e obras de afro-brasileiros, além de desmistificar estereótipos e preconceitos com informação, a fim de reduzir o estigma ligado às heranças africanas no Brasil. Somente assim, personagens como Chris poderão se orgulhar livremente de suas raízes africanas. (Apresentou os 5 elementos válidos)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos