[Sem título]

Tema: Desafios para a valorização da herança africana no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/12/2024
Nota tradicional: 800
Nota IA: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

John Locke, filósofo inglês, afirma que é dever do Estado garantir os direitos e o bem-estar da população. Todavia, essa não é uma realidade no corpo social brasileiro, dado que, (Sem vírgula) a desvalorização da herança africana ainda é presente no nosso país. É válido, portanto, destacar que as autoridades não atuam de forma eficaz, não exercendo (Vírgula) assim, os ideais de Locke. Nota-se, portanto, como principais fatores que contribuem para a permanência da problemática a desigualdade social e a inércia midiática.

De acordo com o pensador britânico George Orwell, “ todos os animais são iguais, mas uns são mais que outros” (Repertório legitimado, mas não pertinente ao tema). Desse modo, a desigualdade social gera diversos preconceitos relacionados a pessoas negras, o que ocasionam na marginalização da cultura africana e, consequentemente, sua desvalorização. Exemplo disso, (Sem vírgula) foi o ocorrido durante o período escravocrata em que os senhores proibiam qualquer manifestação cultural oriunda da África, como a capoeira e o culto a sua religião, os obrigando a se afastar de suas raízes (Muito bem. Repertório legitimado. No entanto, a relação de desigualdade social não ficou clara). Dessa forma, a vinculação da cultura africana a elementos pejorativos não valorizam seus princípios.

(Melhore a coesão interparágrafo) O filme "Todo mundo em Pânico" faz uma crítica à mídia por não relatar assuntos importantes (Dê exemplos) da comunidade negra. Nesse contexto, o silenciamento da mesma monta um cenário de falta de representatividade e identificação desses indivíduos, os excluindo de ambientes sociais (Explore mais essa discussão). Ademais, a inércia midiática exclui influências que foram importantes para a criação de uma identidade brasileira. Segundo a pensadora brasileira Djamila Ribeiro, “ para resolver um problema devemos tira-lo da invisibilidade”. Dessa maneira, percebe-se a importância dos meios de comunicação na disseminação de pensamentos e opiniões acerca do tema que valorizem o mesmo.

(Boa estratégia coesiva) Em suma, vê-se necessário modificar o quadro atual. Dessarte, com o intuito de assegurar a valorização e inclusão da cultura e herança africana no país, o Ministério da Cidadania e dos Direitos Humanos, em conjunto com o Ministério da Educação, deve elaborar projetos e campanhas públicas em escolas e comunidades, que compartilhem informações sobre a cultura africana e seu legado na construção da sociedade brasileira, bem como, (Sem vírgula) incentivar a criação de entretenimentos destinados a esse tema. (Truncamento) Obedecendo assim, os ideais de Locke. (Apresentou 4 elementos válidos. Não resolveu todos os problemas abordados no projeto de texto)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos