Arquitetura hostil

Tema: Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 23/10/2024
Nota tradicional: 920
Nota IA: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

''Utopia'', a famosa obra do escritor britânico Thomas More, retrata uma sociedade perfeita, livre de mazelas sociais. No entanto, a realidade brasileira é adversa à idealizada na obra, pois a arquitetura hostil é uma problemática existente. Assim, é possível identificar duas causas principais para essa conjuntura: a omissão governamental e as desigualdades sociais. (Muito bem. Formulou a tese)

Antes de tudo, percebe-se um evidente descaso governamental em relação a essa questão. A Constituição Federal de 1988 estabelece que é dever do Estado garantir a todos os cidadãos o direito à vida, à educação, à segurança e à proteção contra qualquer forma de negligência. Contudo, essa premissa parece ter sido esquecida, visto que são os mínimos os esforços para arquitetura hostil, a qual excluem grande parcela da sociedade, morando em situações precárias e desconfortáveis. (Melhore o encadeamento das ideias) Causado pela falta de investimento por parte do governo em recursos de moradia, de indivíduos que vivem em situações vulneráveis e moradores de rua. Como resultado, o direito à segurança e à proteção é negligenciado, aumentando hierarquia econômica e racial. Isso representa um empecilho para a ordem do país. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é importante destacar as desigualdades sociais nesse contexto. A filósofa Hannah Arendt menciona: '' A essência dos direitos humanos é o direito a ter direitos''. No entanto, isso não ocorre na prática, os cidadãos não possui uma vida digna nessas situações, vivem em rejeição da sociedade, perigo e falta de condições básicas de higiene. Por outro lado, temos prédios luxuosos e lugares com alto investimento, dando até prejuízo. Diante do exposto, vemos o aumento da desigualdade social e do preconceito racial, esses desafios ferem o direito à igualdade, sendo negligenciado o combate a desigualdade social. 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Estado investir uma maior parcela do PIB (Desenvolva a sigla)(Sem vírgula) em condições de moradia digna. Essa ação deve ocorrer por meio do Ministério dos Direitos Humanos, órgão responsável por elaborar planos e políticas públicas voltadas, a lugares precários, serem construídos saneamento básico, coleta de lixo, higiene básica. (Truncamento) Promovendo segurança a todos, garantindo a todos um verdadeiro lar, digno de ser vivido. Com isso combateremos a arquitetura hostil, não separando essa parcela do resto da sociedade, promovendo a todos os mesmos direitos. Dessa forma remediaremos não somente a omissão governamental, mas também as desigualdades sociais.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos