Arquitetura hostil e seus impactos nos espaços públicos

Tema: Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 23/10/2024
Nota tradicional: 520
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Arquitetura hostil é uma estratégia de design público; (Sem ponto e vírgula) que discretamente exclui certos grupos de indivíduos de usufruir os espaços públicos. Na maioria das vezes, essas pessoas estão em situação de rua ou tem alguma deficiência; (Sem ponto e vírgula) como cadeirantes. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

Espaços públicos que usam desse design não são de todos e sim de um seleto grupo de cidadãos. por decorrência dessa estratégia de exclusão social de certas comunidades de pessoas; tais que geralmente já sofrem com preconceitos, os reforçando. (Problemas na construção de sentido)
Arquitetura hostil igualmente acarreta as desigualdades de acesso a áreas de uso coletivo; como parques, pontos de ônibus e hospitais.

(Boa estratégia coesiva) Em uma síntese, a arquitetura hostil provoca muitos problemas preocupantes para inclusividade da cidade e para a sociedade no presente e futuro.
Sendo o problema de todos, dessa forma a população e a prefeitura devem apoiar designs públicos mais inclusivos e abater os mais exclusivos. (Vírgula) elevando a qualidade de vida de todos os cidadãos. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 80 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 520 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos