[Sem título]

Tema: Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 21/10/2024
Nota tradicional: 840
Nota IA: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em 1969, a Convenção Interamericana de Direito Humanos assegurou a todos os indivíduos o direito à moradia e à dignidade. Entretanto a arquitetura hostil representa grave problema e contraria a determinação da lei internacional publicada em 69. Nesse sentido, a resolução dessa mazela exige que se combata a maldade humana e a omissão do Estado. (Muito bem. Contextualizou o tema)

Diante desse cenário, a arquitetura hostil evidencia a crueldade socialmente enraizada. Nesse viés, Hannah Arendt desenvolveu o conceito de "Banalidade do Mal", segundo o qual as atitudes cruéis costumam se normalizar e se tornar banais. Nesse sentido, a arquitetura hostil se relaciona ao problema descrito pela filósofa, já que tal prática se mostra muito prejudicial, isso pode ser exemplificado pelo comportamento dos cidadãos em relação às favelas. Assim, enquanto a discriminação for a regra a dignidade humana será a exceção. (Melhore a construção dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a arquitetura hostil demonstra também a omissão do Estado, sendo assim Thomas Hobbes (Vírgula) em sua obra "Leviatã", afirma que o principal objetivo do Estado é garantir a segurança e o bem-estar aos cidadãos, o que muitas vezes não ocorre. Logo, a ausência do Estado se mostra evidente na obra de Hobbes, devido a tal prática ser muito preocupante, um exemplo disso é a falta de saneamento básico em áreas mais precárias nas grandes cidades. (Reveja o recorte dado à discussão)

(Boa estratégia coesiva) É urgente, portanto, que a arquitetura hostil seja mitigada. Por isso as escolas são responsáveis pela transformação social e devem moldar os jovens a serem sempre empáticos com o próximo, por meio de projetos pedagógicos e sociais como aulas e palestras. Essa iniciativa terá como finalidade de solucionar a omissão do Estado e de garantir que a sociedade evolua no sentido não só no quesito tecnológico, mas também na sociedade como um todo. O conceito defendido pela Convenção Interamericana de Direito Humanos, seja (Vírgula) em breve, a realidade no Brasil e em todo o mundo.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos