
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
O livro “O Cortiço” (Vírgula) do escritor Aluísio de Azevedo, critica severamente a discrepância entre as classes sociais e as mazelas do Rio de Janeiro no século XVIII. Nesse sentido, ainda, no Brasil é evidente as diferenças sociais presente nas cidades, principalmente, quando ocorre a arquitetura hostil que acarreta a exclusão social dos cidadãos. Observam-se, assim, os fatores que desencadeiam o quadro abordado, como: a negligência governamental e a falta de empatia. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
Primordialmente, nota-se o descaso do governo agravando a problemática, haja visto a importância de tal agente. Dessa forma, conforme a Constituição Federal de 1988, no Art. 5°, garante o direito à igualdade e do bem-estar dos cidadãos, o que zela pela qualidade e a dignidade da vida humana. No entanto, mesmo que haja leis que afirmam o direito à igualdade, é notório o descumprimento desse direito. Esse descumprimento está relacionado à dificuldade que algumas pessoas enfrentam nas ruas, especialmente, os moradores de rua, devido às barreiras públicas que foram inseridas por exemplo em bancos no ponto de ônibus (Melhore a apresentação dessa discussão), o que causa constrangimento e danificação da dignidade.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, salienta-se como a baixa empatia populacional e governamental agrava o imbróglio discorrido. Dessa maneira, a notícia publicada pelo G1 em 2024, abordou o aumento dos moradores de ruas após a pandemia covid-19, o que mostra que os agentes capacitados devem reverter tal situação e garantir a cidadania. Sendo assim, com a presença de impedimentos (barras de ferro, paralelepípedos e elementos pontiagudos) nas vias públicas (Vírgula) esses indivíduos não conseguem dormir em lugares como em bancos de ônibus ou embaixo de ponte, devido a esses percalços que impossibilitam a permanência nesses locais.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, conclui-se a importância da reversão do cenário apresentado. Destarte, cabe ao governo federal (Vírgula) com intermédio dos municípios (Vírgula) a retirada de barreiras que resultem na arquitetura hostil, o que garante a pleno direito à dignidade das pessoas. Além disso, com o objetivo de criar maior empatia populacional (Vírgula) é necessário que os agentes supracitados realizem campanhas, através de redes televisivas e sociais, com a finalidade de conscientizar toda a população acerca da importância do tema debatido. Logo, espera-se que as mazelas apresentadas pelo escritor Aluísio de Azevedo não se repitam novamente após tais medidas. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes. Mantenha os aspectos positivos.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |